sexta-feira, 10 de agosto de 2012

85,5 % dos índios cearenses vivem fora das terras indígenas

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que cerca de 85,5% dos exatos 20.697 índios que vivem no Ceará estão fora das terras índigenas reconhecidas pelo Governo Federal, segundo os dados do Censo 2010 divulgados nesta sexta-feira (10). O percentual equivale a quase 18 mil índios, o que indica a necessidade de ampliação e criação de novas terras, mas também aponta para um aumento da migração em busca de educação e de renda.
Para o professor de antropologia da Universidade de Campinas (Unicamp), José Maurício Arruti, a migração econômica é uma das explicações para a quantidade de índios fora das aldeias reconhecidas, mas não o único fator. “Tem a ver também com o estabelecimento de núcleos antigos de migração [nas cidades] e com problemas territoriais na origem, que expulsam, principalmente novas gerações”, afirmou.
No Ceará, a situação é essa:
Maioria dos índios do Ceará está fora de terras indígenas (ARTE: Luana Araújo)
Outra razão que pode explicar o aumento de índios fora da área original é um fenômeno chamado etnogênese, quando há “reconstrução das comunidades indígenas” que supostamente teriam desaparecido. Há indícios de que seja o caso da Região Nordeste, onde 54% dos índios vivem fora de suas terras, segundo o professor de antropologia da Unicamp.
Crescimento populacional
O professor observou, porém, que houve um aumento de grupos indígenas no Ceará e explicou que esse crescimento pode existir mesmo que não haja uma quantidade de terras suficientes. “Observando o aumento de grupos indígenas no Ceará, por exemplo, nos últimos 20 anos, é de se imaginar que o aumento da autoatribuição tem a ver com a ampliação de grupo indígenas no estado, estejam eles em terras indígenas ou não”, avaliou Arruti, mas sem descartar que mais pesquisas e dados são necessários para apontar as razões para o número de índios fora das terras.
A pesquisa também mostrou que 1.361 pessoas que não se declaram declaram índias habitam nas terras indígenas do Ceará. A responsável pela pesquisa, Nilza Pereira, explicou que a categoria índios foi inventada pela população não índia e, por isso, alguns se confundiram na autodeclaração e não se disseram indígenas em um primeiro momento. “Para o índio, ele é um xavante, um kaiapó, da cor parda, verde e até marrom”, justificou.
Com informações da Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário