sábado, 11 de agosto de 2012

Comunidade em Caucaia vive sem água há mais de 20 anos.

A dona de casa Eliene Freitas mora há 22 anos num lugar sem água encanada. A casa com sete pessoas na localidade de Caraussanga, em Caucaia, na região metropolitana de Fortaleza, tem se abastecido de um pequeno açude que, segundo ela, é usado também por animais. “Esse ano está muito difícil, porque até agora não chegou nenhum caminhão pipa”, afirma.

Segundo ela, a prefeitura do município mandava, até o ano passado, abastecimento que chegava através de caminhões pipa duas vezes por semana. A água era depositada em cacimbas e depois recolhida pelas cerca de 800 pessoas da comunidade. Com a mudança da situação, os moradores têm de comprar água mineral.

“Cada candidato a prefeito vem e faz promessa, mas nada acontece”, afirma o aposentado Eron Freitas, marido de Eliene. Na tarde de ontem, o filho deles, Erlânio Freitas, teve de recorrer a um amigo em Maracanaú para levar água à casa onde mora a família. Uma das filhas do casal é paralítica e precisaria de cuidados higiênicos especiais.

Segundo eles, algumas caixas d’água foram feitas pela Prefeitura no lugar para tentar minimizar o problema, mas a água que sai de lá é salgada. “Só dá para aguar as plantas”, afirma Eron. Ele diz ainda que a Prefeitura cavou um poço profundo na região, mas dentro de uma propriedade particular. A distribuição dessa fonte ainda não teria começado.

A Companhia de Água e Esgoto de Ceará (Cagece) ainda não seria responsável pelo abastecimento de água na região. A Companhia informou, em nota oficial, que a prefeitura da cidade solicitou um laudo para ampliação da rede de abastecimento de água até lá. Segundo o texto, a Cagece já teria realizado o projeto e o orçamento.

A previsão é que, na próxima semana, esses dados sejam apresentados aos gestores. Nesta reunião, serão deliberadas as possibilidades de realização da obra.

A Prefeitura de Caucaia foi contactada ao longo de toda a tarde de ontem, mas os responsáveis não foram encontradas para comentar o caso. (Alan Santiago

 http://www.opovo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário