quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Fortaleza, Caucaia e Juazeiro apresentam maus resultados em saneamento

51,7% do território de Fortaleza que contam com o abastecimento de água não possuem serviços de coleta de esgoto. FOTO: Agência Brasil
Fortaleza ocupa 41ª colocação em ranking que analisou a qualidade dos serviços de saneamento básico oferecidos nas 100 maiores cidades brasileiras. A lista organizada pelo Instituto Trata Brasil divulgada nesta quinta-feira (16) pesquisou a efetividade das ações responsáveis por garantir o acesso da população aos serviços de água tratada, coleta e tratamento dos esgotos. Caucaia e Juazeiro do Norte também não apresentaram bons resultados.
A Capital cearense ficou atrás de capitais brasileiras como Brasília, Curitiba, Belo Horizonte, São Paulo, Campina Grande, Goiânia, Vitória, Salvador, Campo Grande e Rio de Janeiro. Exatamente 87,10 % do território fortalezense são atendidos com o abastecimento de água, mas desse total, 51,7%  não contam com serviços de coleta de esgoto.
A pesquisa, porém, mostrou também que a tarifa média cobrada pela utilização da água em Fortaleza (R$ 1,68 por litro) é a segunda mais barata entre os valores das outras capitais, ficando atrás somente de São Luís (R$ 1,56 por litro), no Maranhão, classificado na 87ª posição.
Interior e Região Metropolitana
Os serviços de saneamento básico das cidades de Caucaia e Juazeiro do Norte também foram avaliados como precários. Enquanto o município da Região Metropolitana ficou na posição 65°, a cidade da Região do Cariri foi classificada no 89° lugar. Em Caucaia, 29,65% do território que recebem o atendimento total de água têm acesso à coleta de esgoto. Em Juazeiro, o percentual cai para 22,47.
Apesar da má classificação das cidades cearenses, Fortaleza e Caucaia estão entre os vinte municípios que mais investiram na melhoria dos serviços durante o ano de 2010. Na capital, 41% da receita anual foram gastos em saneamento básico. Em Caucaia, o percentual registrado foi de 60%, mas a taxa de Juazeiro do Norte foi somente de 8%.
Cagece
A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) afirmou ao Jangadeiro Online que considera importante o objetivo da pesquisa, mas acredita que algumas distorções podem ser cometidas quando há uma comparação entre Fortaleza e outras cidades de menor porte.  “Se compararmos Fortaleza, por exemplo, com cidades com comportamento semelhante ao seu, infraestrutura e desafios, veremos que a Capital fica muito mais bem posicionada.Mesmo assim, investimentos estão sendo feitos para melhorar ainda mais este serviço”, informa.

 http://www.jangadeiroonline.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário