segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Gasoduto terá capacidade de abastecer PI,MA e CE

Com extensão de 948 quilômetros e vazão de 5,5 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia, o gasoduto Meio Norte terá capacidade para abastecer os Estados do Piauí, Maranhão e Ceará. Tal potencial é equivalente à quantidade de gás natural que é enviada da Bolívia para o Brasil, repercutindo diretamente na diminuição das importações feitas pelo país.
A construção do gasoduto, o mercado do gás, bem como as vantagens trazidas com a sua chegada, foram alguns dos temas discutidos na manhã desta segunda-feira (6), durante uma reunião entre os representantes das companhias de abastecimento de gás natural do Piauí, Maranhão e Ceará e a TMN Transportadora, no Metropolitan Hotel. O secretário de Mineração, Petróleo e Recursos Renováveis, Tadeu Maia Filho, além do gestor da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Luiz Gonzaga Paes Landim, também estiveram presentes no encontro.
“Um dos nossos objetivos é viabilizar uma linha de crédito que financie a construção do gasoduto entre o Piauí, Ceará e Maranhão. Estamos nos unindo para buscar esses recursos para aplicá-lo da forma mais proveitosa possível”, ressalta Tadeu Filho. Segundo ele, o grupo OGX, do empresário Eike Batista, já garantiu produção suficiente para abastecer o gasoduto. Os recursos para a construção da obra devem ser oriundos da Sudene, do Governo Federal e da iniciativa privada.
O projeto engloba 37 cidades, sendo 13 do Ceará, dez do Piauí e 14 do Maranhão. O gasoduto Meio Norte deve sair do município cearense de Caucaia (CE), passando por Teresina e terminando em São Luís (MA). No Piauí, o gás natural trazido pelo gasoduto deve ser utilizado para fins diversos, inclusive para o abastecimento da fábrica da Suzano. O setor comercial e residencial também será contemplado, assim como a conversão da frota de táxi e outros veículos.
Os municípios piauienses que o gasoduto fará passagem serão: São João da Fronteira, Brasileira, Piripiri, Capitão de Campos, Cocal de Telha, Jatobá do Piauí, Campo Maior, Coivaras, Altos e Teresina.
 
 http://180graus.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário