terça-feira, 7 de agosto de 2012

Jornada oferece introdução para a equoterapia em Caucaia.

O Centro de Equoterapia Cavaleiros da Esperança conta com equipe interdisciplinar para as atividades com crianças, adolescentes e adultos
Caucaia O Centro de Equoterapia Cavaleiros da Esperança, neste Município, está com inscrições abertas para a Jornada Interdisciplinar de Equoterapia, que acontecerá dias 24 e 25 deste mês. O curso é destinado a estudantes universitários e professores das áreas de saúde, educação e equitação. As vagas são limitadas. Conforme explica a psicóloga do Centro, Luíza Amélia Oliveira Batista, desde o início dos trabalhos, há um ano, já havia a ideia de divulgar esta forma de terapia, que utiliza os cavalos em atividades para a saúde de pessoas com diferentes demandas, tais como síndrome de down, paralisia cerebral, autismo, Alzheimer, entre outras necessidades especiais.

Ela explica que a jornada foi programada por dois motivos. O primeiro é que no próximo dia 9 de agosto, comemora-se o Dia Nacional da Equoterapia, instituído pela Lei Federal 12.067/2009. O segundo motivo é porque o evento marca a comemoração do primeiro ano de atividades do Cavaleiros da Esperança.

"A jornada é uma forma de prestar informações sobre o que é a equoterapia, suas vantagens, benefícios e aplicações. Queremos difundir o conhecimento para despertar nos profissionais e estudantes o interesse pela prática deste tipo de terapia", afirma Luíza Amélia.

Porém, ela observa que a jornada tem caráter introdutório ao tema. Para trabalhar com equoterapia, os profissionais precisam fazer novo curso de formação, habilitado pela Associação Nacional de Equoterapia (Ande). O Centro Cavaleiros de Esperança é o único no Ceará habilitado pela Ande.

É intenção da equipe poder trazer o curso de formação da Ande para o Ceará. Por enquanto, este curso só é realizado em Estados como São Paulo e Rio de Janeiro. Segundo explicou, quando o Cavaleiros da Esperança completar dois anos de atividades, poderá pleitear a realização do curso básico da Ande aqui no Ceará.

A jornada terá uma carga horária de 20 horas/aula, na sexta-feira e sábado (dias 24 e 25). A programação consta de palestras, mesas-redondas e demonstrações práticas em campo. Também contará com depoimentos de familiares dos alunos que praticam a terapia com cavalos.

O Centro, coordenado pela pedagoga Hedilânia Gadelha Batista, conta com uma equipe interdisciplinar. Além da psicóloga e da pedagoga, também tem fisioterapeuta, equitador e estagiários em Zootecnia e Fonoaudiologia. Alguns deles estão entre os palestrantes.

O proprietário, criador de cavalos e administrador do Centro, Flávio Silveira, também falará sobre como é o gerenciamento de um centro equestre.

Neste primeiro ano de atividades, o Cavaleiros da Esperança traz um saldo positivo, segundo destaca Luíza Amélia. "O principal retorno é o desenvolvimento dos praticantes. Os pais relatam melhorias na saúde de seus filhos", diz ela.

Atualmente, são 15 alunos praticantes, entre crianças e adolescentes com 2 a 16 anos, e um adulto de 27 anos. Além da equoterapia, o Centro mantém atividades de esportes equestres como hipismo e outros, com grande utilidade contra o estresse.

Mais informações:
Jornada Interdisciplinar de Equoterapia - dias 24 e 25 de agosto. Inscrições pelo site http://www.ctflaviosilveira.com.br/

(85) 8872.0322/ 9626.6217 

DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário