terça-feira, 7 de agosto de 2012

Justiça Eleitoral no Ceará barra 433 pedidos de candidatura no estado

Do G1 CE
Com análise de 95% dos pedidos de registros de candidatos, o Ceará tinha 433 impedimentos de candidatura até a tarde desta segunda-feira (6), segundo dados divulgados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A maior parte dos registros indeferidos são para vagas nas câmaras de vereadores.
Fortaleza lidera o número de candidaturas indeferidas, com 133 pretensos candidatos com barrados pela Justiça Eleitoral do Ceará. Os dez candidatos à prefeitura de Fortaleza já tiveram o pedido analisado e podem se manter na disputa eleitoral, que ocorre em 7 de outubro.
Os indeferimentos são em primeira instância e os pretensos candidatos ainda podem recorrer e regularizar a situação. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, a maior parte dos indeferimentos são de candidatos com contas desaprovadas em gestões anteriores.
Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, é a segunda cidade com o maior número de candidaturas barradas na instância regional. Dos 370 pretensos candidatos a vereador de Caucaia, 40 tiveram pedido de candidatura indeferido.
Juazeiro do Norte, no Sul do estado, teve 217 pedidos de candidaturas aprovados e 12 desaprovadas em primeira instância; e Sobral, na Região Norte, teve 202 pedidos deferidos e outros sete indeferidos. Entre os candidatos a prefeituro, o Ceará soma 40 pretensos candidatos com o pedido de candidatura barrado.
Cidades sem candidatos à prefeitura
As cidade de Cedro, no Centro-Sul do Ceará, e Jaguaretama, na região do Jaguaribe, tem dois candidatos á prefeitura cada, sendo os quatro com candidatura indeferida. Se pelos menos um dos candidatos de cada cidade não regularizar a situação até a data das eleições, os eleitores das cidades ficarão sem opções de voto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário