quinta-feira, 26 de junho de 2014

O que está acontecendo com nossa DEMOCRACIA


O que aconteceu com Dr. Wladimir Gonçalves Arruda na entrada do Fórum Clovis Beviláqua é algo inacreditável quando estamos numa democracia. Esses atos nem na época da Ditadura Militar aconteciam aos olhos dos brasileiros. Ela agia às escondidas em seus porões. Até aqueles que faziam o estado de exceção eram mais cautelosos. O que está acontecendo? Despreparo do Militar, como aceitar essa intolerância? Esperamos um pedido de desculpa do Excelentíssimo Senhor Governador do Estado, é o mínimo e dirigido à Ordem dos Advogados do Brasil.


Isso não pode ficar em branco. Deve ser apurado o que aconteceu e todos os advogados; devem participar da manifestação de protestos que vai ser realizada pela Ordem dos advogados do Brasil, OAB, amanhã (27), às 11 horas, no átrio do Fórum Clóvis Beviláqua, em repúdio às agressões desferidas no dia 25 de junho de 2014, esse dia vai ficar marcado como dia da intolerância e do abuso da Polícia Militar do Ceará contra o Dr. Wladimir Gonçalves Arruda. Vamos participar, é nosso dever a solidariedade e aproveitamos para agradecer ao Conselho Seccional da OAB pela honrada decisão tomada, especialmente por defender o Exercício do Advogado, sem ele não existe a justiça.

A feliz decisão foi tomada no dia 26 de junho na presença da vítima que compareceu durante a sessão ordinária do Conselho Seccional e apresentou a denúncia da agressão em detalhes.

O que está acontecendo? Precisamos refletir. É preciso parar essa violência e principalmente quando feitas por aquele agente público que tem a obrigação de proteger o cidadão; e mais grave por ser remunerado com os impostos do cidadão. Fico a imaginar; o que essas pessoas desequilibradas no exercício profissional fazem com os demais cidadãos, sem dúvida preocupante.

As palavras ferem mais que uma tonelada, pior quando somada a mais violência física. Segundo termo de declaração tomado pelo Centro de Apoio e Defesa do Advogado e da Advocacia, depois de ser destratado no controle de entrada, “recebeu uma mãozada”, desferida pelo sargento Medeiros e, ao se virar, foi novamente agredido, por várias vezes, no peito com o punho do policial, que disse: ‘você é muito gaiato, tu pensa que tu é quem, seu moleque safado? Contou também que teve o braço torcido e levado a uma sala do Fórum, onde foi algemado e obrigado a sentar no chão pelo tenente de nome Freitas. Declarou ainda que foi levado numa viatura para uma delegacia, onde voltou a ser agredido e intimidado pelos Policiais Militares”. 

O importante é que a vítima da truculência recebeu a solidariedade tanto da Ordem dos Advogados do Brasil quanto dos muitos advogados.
Esperamos que as autoridades policiais acompanhem os membros dessa honrada Policia Militar com o objetivo de que eles sintam-se cidadãos para que saibam respeitar os outros cidadãos e para que casos como esses jamais aconteçam, pois lutamos por um Estado Democrático de Direito com essa finalidade.
Quanto a esse caso exigimos apuração do fato ocorrido com esmero e informar a sociedade tudo que aconteceu para ao seu final sejam apenados todos os envolvidos nesse ato tão cruel. E impossível de acontecer num Estado Democrático de Direito.

Senhor Governador do Estado, Senhor Comandante da Polícia Militar estamos a exigir uma policia cidadão.
Luiz Washington Lopes
Advogado OAB-CE 11.766

Nenhum comentário:

Postar um comentário