quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Jovem desaparecido desde agosto é achado morto em Caucaia.

Anderson Lopes da Silva, de 18 anos, teria sido perseguido, agredido e arrebatado nas proximidades de um supermercado, no dia 28 de agosto, após uma suposta tentativa de furto. Ele foi morto com um tiro na cabeça

O corpo do jovem de 18 anos que havia desaparecido no dia 28 de agosto deste ano, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, foi encontrado pela Polícia. Anderson Lopes da Silva foi achado morto às margens da Estrada da Cristalina, na mesma cidade, no último dia 6. Porém, por conta do estado avançado de decomposição, o jovem só foi identificado após exame realizado pela Perícia Forense do Ceará (Pefoce), cujo resultado foi concluído quarta-feira passada. O laudo apontou como causa da morte “traumatismo craniano produzido por projétil de arma de fogo”.

A descoberta pôs fim à agonia da dona de casa Alcione de Araújo Lopes, 40, mãe do jovem. Agora, ela luta por Justiça na tentativa de que a Polícia identifique os autores do crime. O jovem foi enterrado na última sexta, em Boa Viagem, a 221 km de Fortaleza, onde sua família nasceu. “Espero por justiça. Passei dois meses procurando meu filho e só encontrei ossos”.

Conforme O POVO publicou no dia 1º de outubro, Anderson teria sido perseguido, agredido e arrebatado nas proximidades de um supermercado no qual pretendia usar um caixa eletrônico, segundo versão da mãe. Desde então, Alcione procurava pelo filho. A mulher visitava a Coordenadoria de Medicina Legal (Comel) da Pefoce quase todas as noites.

Segundo testemunhas, antes de desaparecer, o jovem teria sido acusado de uma suposta tentativa de furto. Morador do Bom Jardim, na Capital, Anderson teria ido até Caucaia para visitar colegas do antigo trabalho na companhia de um amigo. Os dois estavam na motocicleta dada a Anderson pelos pais. Antes de chegarem lá, a mãe teria pedido ao jovem que fizesse um saque na conta da família. Foi quando eles pararam no supermercado Estrela, na rua Edson de Mota Correia, também em Caucaia. Anderson teria pedido que o amigo o aguardasse na entrada do estabelecimento, mas não retornou.

“Me contaram que, no estacionamento, uma mulher teria visto ele olhando para a cinquentinha (motocicleta) dela e achou que ele fosse roubar. Chamou os seguranças e ele foi agredido e levado não sei para onde em um carro preto”, relatou a mãe.

Alcione foi informada que um dos homens que teria levado Anderson seria segurança do supermercado e policial afastado das atividades. O suspeito estaria portando uma pistola, com a qual teria efetuado tiros para o alto. Na época, o chefe da segurança do supermercado, Mairton Façanha, conversou com O POVO e negou envolvimento de funcionários com o sumiço de Anderson. Os suspeitos de cometer o crime não foram identificados. (Colaborou Angélica Feitosa)

Saiba mais

O desaparecimento de Anderson Lopes da Silva estava sendo investigado pela Delegacia Metropolitana de Caucaia. À época, o titular da unidade e responsável pela Área Integrada de Segurança (AIS) 7, que inclui os municípios de Caucaia e São Gonçalo do Amarante, delegado Aroldo Mendes, disse ao O POVO, de maneira ríspida, que o inquérito já tinha sido concluído e não foram identificados suspeitos.
 
Na segunda-feira, 27, o delegado foi novamente procurado pelo O POVO, mas desligou o celular sem prestar informações sobre o caso da morte do rapaz de 18 anos.

De acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Civil, a partir da localização e identificação do corpo, o caso será investigado em parceria com a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
 
Desde que a situação foi denunciada ao O POVO, a dona de casa Alcione de Araújo Lopes - mãe de Anderson - está recebendo o apoio da Associação das Vítimas da Violência Policial do Ceará (AVVPEC).
 
O grupo está prestando auxílio jurídico para o caso, em parceria com a Comissão dos Direitos Humanos da Câmara dos Vereadores de Fortaleza.
o povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário