segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

CAUCAIA: PMDB articula megaofensiva na RMF nas eleições de 2016

A disputa eleitoral de 2014 mal acabou e já foram iniciadas articulações para as disputas municipais daqui a dois anos. Derrotado na disputa pelo Governo do Ceará, o senador Eunício Oliveira, presidente do PMDB estadual, e seus aliados preparam campo político para lançar candidaturas em Fortaleza e em municípios, principalmente, da Região Metropolitana.

“Com vitória forte do grupo político nessas regiões, devemos ter boas candidaturas em todos os grandes municípios”, disse o senador ao O POVO. Conforme adiantou, em Maracanaú, a previsão é apoiar o atual prefeito Firmo Camurça (PR), afilhado político do ex-prefeito Roberto Pessoa (PR), que disputou como vice de Eunício neste ano.

Outro importante colégio eleitoral, o município de Caucaia, também já tem pré-candidato apontado pelo PMDB: o reeleito deputado federal Danilo Forte (PMDB). O parlamentar se disse “lisonjeado” por ter o nome lembrado para uma disputa majoritária, mas disse que ainda vai dialogar com lideranças locais.

“Fui o deputado mais votado no município e tenho toda uma trajetória com Caucaia de quase 10 anos, mas não vou entrar numa aventura. Vou ouvir, conversar e, mais perto, tomaremos essa decisão”, pontuou Forte.

Roberto Pessoa afirmou que, durante almoço com 13 deputados eleitos, há poucos dias, ficou acertado que os partidos que formaram aliança na disputa pelo Governo buscarão fortalecer nomes que têm apelo junto à população para disputar as prefeituras. “Se o DEM, por exemplo, teve um candidato de destaque em certo município, toda a coligação vai apoiá-lo e assim por diante, transformando-se quase em um partido único”, disse.

Prefeitura de Fortaleza
Questionado se poderá ser candidato à Prefeitura de Fortaleza, Eunício ponderou que avaliará no momento oportuno. “Eu nunca digo dessa água não beberei e, na política, não tem nunca ou jamais”, frisou. 

Entre os nomes fortes na coligação de Eunício para disputar a prefeitura da Capital, estão o atual vice-prefeito, Gaudêncio Lucena (PMDB), e o deputado estadual mais votado Capitão Wagner (PR). Sobre a indicação de Wagner, o senador pontuou que o deputado “é um grande nome e uma surpresa positiva do ponto de vista eleitoral”, mas evitou anunciar pré-candidatura.

Gaudêncio Lucena, indicado para vice por Eunício, em 2012, disse que o grupo tem tido o cuidado de não adiantar a sugestão de nomes para “preservar a unidade”. Ele evitou falar sobre o interesse em disputar o pleito.

Segundo Lucena, o PMDB deve se reunir com os partidos aliados, ainda em 2014, para tratar dos critérios de escolha de candidatos. (Colaborou CARLOS Mazza)

NÚMEROS

46,41%
dos votos foi o total obtido por Eunício na disputa do2° turno para o Governo 

57,2%
dos votos de Fortaleza foram para Eunício Oliveira no 2° turno

Nomes que podem disputar prefeituras em 2016

Capitão Wagner
Nome de destaque do PR na aliança com PMDB para a Prefeitura de Fortaleza. Foi eleito vereador, em 2012, como o mais votado da CAPITAL. Ganhou destaque após liderar greve da Polícia. 

Danilo Forte
Eleito deputado federal em 2010, Forte foi apontado por Eunício como pré-candidato à Prefeitura de Caucaia, segundo maior colégio eleitoral do Estado, no qual foi o mais votado. 

Firmo Camurça
Atual prefeito de Maracanaú, foi VICE de Roberto Pessoa antes de disputar o cargo em 2012. Pessoa já garantiu novo apoio ao afilhado político, com o acréscimo de Eunício na aliança. 

Gaudêncio Lucena
Foi indicado a VICE-prefeito de Fortaleza por Eunício Oliveira, em 2012, na chapa com Roberto Cláudio (Pros), afilhado político do governador Cid Gomes (Pros), ex-aliado do PMDB.

SERVIÇO

Confira informações sobre o PMDB no CE
Onde: Av. Senador Virgílio Távora, 318 – 5º Andar - Meireles
Outras informações: (85) 3242-7466

Saiba MAIS

Região Metropolitana de Fortaleza

Dos 15 municípios da Região Metropolitana, Eunício ganhou em 11 no primeiro turno, e praticamente manteve esse espaço no segundo, liderando em 10 cidades, com exceção de Cascavel. 


Caucaia

Em 2012, o governador Cid Gomes, então no PSB, e o senador Eunício Oliveira não tiveram consenso sobre a disputa pela Prefeitura de Caucaia, quando Eunício apoiou a candidatura de Inês Arruda (PMDB), esposa do ex-prefeito da Cidade José Gerardo Arruda, derrotada pelo candidato do PRB, Dr.WASHINGTON.


Aliados
Formaram aliança com o PMDB, em 2014, os partidos PSC, DEM, PSDC, PRP, PSDB, PR, PTN e PPS.

Desempenho

Para a Assembleia Legislativa do Ceará, o PMDB foi o segundo partido a eleger o maior número de deputados, com seis eleitos, atrás do Pros, com 12 eleitos.


Municípios

Formam a Região Metropolitana de Fortaleza os municípios de Aquiraz, Cascavel, Caucaia, Chorozinho, Eusébio, Guaiuba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba, Pindoretama e São Gonçalo do Amarante. 


Votos
Em 2012, Roberto Cláudio foi eleito prefeito de Fortaleza com cerca de 942 mil votos. Para o Governo do Estado, contra o petista Camilo Santana, Eunício Oliveira angariou cerca de 702 mil votos só na CAPITAL, contra 526 mil do candidato de Cid Gomes.

O POVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário