quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Convênio: Alunos da Unifor farão estágio em equipamentos da Saúde

A Prefeitura de Caucaia e a Universidade de Fortaleza (Unifor) fecharam um acordo de cooperação técnica, didática e científica nesta quarta-feira (30/8). O termo tem vigência de dez anos e visa o desenvolvimento de programas de estágio no município para estudantes da área da Saúde.
Para discutir detalhes e celebrar o convênio, o prefeito Naumi Amorim, a secretária de Governo e Articulação Política, primeira-dama Erika Amorim, o secretário de Saúde, Moacir Soares, e o coordenador de Vigilância em Saúde da SMS, Adriano de Souza, estiveram hoje no campus da instituição.
Em conversa com o coordenador do Centro de Ciências da Saúde (CCS), professor Flávio Ibiapina, a comitiva falou sobre os projetos exitosos que vêm sendo desenvolvidos no município. “A saúde é um dos campos prioritários da nossa gestão. Firmar um convênio como este é mais um passo em busca da melhoria da qualidade dos serviços que são prestados à população”, declarou Naumi.
O documento estabelece que, por meio da parceria, alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Psicologia, Farmácia e Nutrição, do nono ao 12º semestre, poderão atuar no território da Atenção Primária de Caucaia por até um mês. “Esse convênio permite que os alunos da Unifor, principalmente da Medicina e Enfermagem inicialmente, participem do atendimento de Caucaia. Para nós, isso é muito importante porque eles vão conhecer a realidade de outro município, onde os problemas de saúde e as características da população são diferentes. Isso vai enriquecer a formação deles”, pontuou o coordenador do CCS.
Flávio Ibiapina complementou: “Por outro lado, a gente espera contribuir fortalecendo a atuação dos profissionais que lá estão, participando da Educação Permanente deles e levando o know-how da Universidade para melhorar a qualidade da assistência. Então, acho que é um processo de mão dupla, uma parceria que interessa a ambas as partes.”
De acordo com o secretário municipal de Saúde, o diálogo com a academia traz resultados positivos para toda a rede. “Já levamos a Residência de Medicina de Família e Comunidade para Caucaia e vamos continuar investindo nessas iniciativas que só tendem a fortalecer a nossa assistência”, frisou Moacir Soares.
Atualmente, 24 estudantes de Enfermagem da Unifor cumprem estágio em Unidades Básicas de Saúde, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e no Centro de Atenção Psicossocial (Caps). Segundo Geisy Lanne Muniz Luna, coordenadora do curso, a tendência é este número aumentar.
“Caucaia sempre nos interessou muito pela proximidade e pela sua dimensão. Os alunos têm elogiado muito as oportunidades que encontram lá. Começamos agora a ter essa regularidade e queremos ampliar essa parceria e levar outros cursos do Centro (de Ciências de Saúde)”, destacou ela.

 http://www.caucaia.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário