quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Facebook: Secretária defende creches em tempo integral em 2018

Abrindo nesta terça-feira (29/8) a série de transmissões ao vivo com secretários e técnicos da Prefeitura no Facebook, a titular da Secretaria Municipal de Educação (SME), professora Lindomar Soares, revelou que em 2018 todas as creches de Caucaia devem operar em tempo integral.
De acordo com ela, a pretensão da SME é de replicar o modelo nas unidades da Educação Infantil e Ensino Fundamental em seguida. Para isso, um projeto curricular está sendo construído considerando a importância da capacitação dos professores e uma nova proposta metodológica. “Queremos, no início do ano letivo, ter projetos pilotos no Ensino Fundamental”, antecipou a secretária.
Lindomar lembrou do caráter delicado do ensino em tempo integral. “Transformar uma escola em tempo integral não é apenas dizer que o aluno vai ficar o dia inteiro nela. Isso requer inúmeras ações, tanto nas estruturas físicas quanto nas questões pedagógicas”, frisou.
A secretária também utilizou a transmissão inédita na Internet para detalhar ações desenvolvidas pela Prefeitura no sistema municipal de ensino desde o início da nova gestão, em janeiro. “Foi feito um movimento de diagnóstico e de priorização das principais necessidades”, disse. Das priorizações citadas, destacam-se as assinaturas das ordens de serviços de recuperação de dez escolas no último mês, o processo de licitação para recuperação de 17 quadras poliesportivas, a melhoria da merenda escolar e o aumento das rotas do transporte escolar.
Tendo a valorização do ensino como foco, Lindomar pontuou que uma das principais medidas adotadas foi a valorização do protagonista do quadro: o professor. “A primeira iniciativa foi corrigir a distorção que era o salário do professor contratado em caráter temporário. O professor era graduado, mas recebia como de nível médio”, explicou.
A medida surtiu efeito: todos os educadores temporários hoje recebem pelo nível de graduação inicial de carreira. “Outra questão foi o aumento salarial. Foi aplicado o aumento linear a todos os professores da rede municipal de ensino, tanto os contratados quanto os efetivos. Foi um aumento de 7.64%”, comemorou.
 
 Caucaia - Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário