quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Saúde: Secretaria dá início a ciclo de palestras em Saúde Mental

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou, nesta terça-feira (29/8), um ciclo de palestras e debates em Saúde Mental no Centro de Atenção Psicossocial aos Usuários de Álcool e Drogas (Caps AD). Ação proposta pelo Colegiado da Atenção Psicossocial de Caucaia, os encontros serão realizados a cada dois meses.
As atividades são voltadas a profissionais da área, usuários do equipamento e familiares, representantes de comunidades terapêuticas, estudantes e a sociedade civil em geral. A ideia é trazer discussões pertinentes à Saúde Mental e estimular o protagonismo dos usuários no processo de reforma nos serviços da atenção psicossocial em Caucaia.
A palestra inaugural teve como tema “Internação Involuntária: um diálogo necessário para a sociedade”. Foram debatidos conceitos e disposições legais que envolvem cada tipo de internação. “Esse tema foi levantado pela nossa equipe a partir do que temos visto e vivenciado todos os dias em nosso serviço: a busca grande por internação, muitas vezes de caráter involuntário, sem o consentimento do paciente”, contextualiza a palestrante Sarah Lima Verde, que é assistente social e coordenadora do Caps AD do município.
“Precisávamos dialogar sobre isso pra não corrermos o risco de acabar utilizando esse recurso de forma indiscriminada. Muitas vezes, o usuário quando busca nossos serviços já chega dizendo que quer se internar, sem nunca ter tentado algum tratamento. A internação é um recurso legal, mas temos que ter cuidado para utilizá-lo em último caso, quando já estão esgotadas todas as outras possibilidades terapêuticas”, afirma Sarah, fazendo referência também a esse cuidado junto às comunidades terapêuticas. “Temos que cuidar para que esses espaços não sejam revestidos de uma roupagem manicomial”, declara.
O Caps AD conta hoje com cerca de 4,5 mil pacientes cadastrados e é ainda referência para municípios vizinhos. Lá, além do acolhimento, são realizadas diversas atividades terapêuticas, como a Oficina de Protagonismo e Cidadania, que acontece mensalmente e é aberta ao público.
Além do equipamento, Caucaia conta com outros dois centros: o Caps Geral e o Caps Infantil. “Nós queremos estreitar laços com todos os atores sociais para um alinhamento conceitual visando a reformulação da atenção psicossocial do município”, explica Malbia Rolim, coordenadora de Saúde Mental da SMS.
Mais informações sobre o cronograma de atividades terapêuticas do CAPS AD pelo telefone 3342.8078.
 
SERVIÇO
 
CAPS AD
Endereço: Rua Coronel Correia, 2112 - Centro
 
CAPS GERAL
Endereço: Rua Nova Granada, s/n - Jurema
 
CAPS INFANTIL
Endereço: Rua 103, s/n - Planalto Caucaia

Nenhum comentário:

Postar um comentário