sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Saúde: Termina primeiro ciclo de oficinas para Territorialização

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está trabalhando na construção de um novo mapa da sua rede de assistência. Dentro desse contexto, iniciou um processo de territorialização que finalizou, nesta sexta-feira (25), o primeiro ciclo de oficinas em cada distrito. O encerramento foi prestigiado pela secretária municipal de Governo e Articulação Política, primeira-dama Erika Amorim.

Com a Territorialização, a SMS quer levar a gestão para mais perto de cada comunidade e aprofundar os conhecimentos sobre a realidade dos usuários da Atenção Primária, além de oferecer serviços mais efetivos a toda a população. Para isso, o órgão iniciou, no último dia 22, esse processo, que, de forma inovadora, vem envolvendo também a Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) e já conta com o apoio e engajamento dos servidores e da população em geral.

Participam dessa jornada médicos, enfermeiros, profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, dentistas e demais profissionais que compõem a atenção primária e a assistência social do município, além de lideranças comunitárias. Durante cerca de dois meses, eles estarão imersos na realidade de cada território, localidade e bairro da cidade, elaborando mapas, analisando cada situação encontrada, listando os problemas e propondo soluções para as demandas encontradas.

A ideia é que eles identifiquem dados socioeconômicos, o perfil epidemiológico da população, barreiras e recursos de cada área. Essas informações vão fornecer à administração um retrato atualizado da assistência e passarão a integrar um plano de ações.

Ao finalizar o primeiro ciclo do intenso caminho até a elaboração do produto da territorialização, que tem data prevista para novembro, a SMS já prevê impactos positivos. “Esse processo é inovador visto pelo aspecto da intersetorialidade e vai resignificar toda a saúde do município, estreitar laços com a comunidade que assistimos e permitir uma atuação ainda mais eficaz das nossas equipes. É um reordenamento para melhorar e fortalecer o sistema local de saúde”, afirmou Moacir Soares, secretário de Saúde de Caucaia.

PMAQ
Em paralelo à movimentada agenda da territorialização, o município ainda está recebendo a avaliação do Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade (PMAQ) da Atenção Básica, do Governo Federal.

Serão analisadas 42 equipes na modalidade Estratégia Saúde da Família com Saúde Bucal, 28 equipes na modalidade Estratégia Saúde da Família e cinco equipes do Nasf. O desempenho das UBS começou a ser avaliado nesta quinta-feira (24) e segue sendo acompanhado até 22 de setembro.

Quase 100% das Unidades Básicas de Saúde de Caucaia aderiram ao terceiro ciclo do programa do Governo Federal em 2015. O resultado das avaliações deverá ser divulgado até dezembro.


 http://www.caucaia.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário