sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Sesc Realiza sétima edição do Encontro povos do Mar

Tendo como ponto de partida a promoção da visibilidade e, sobretudo, a valorização das comunidades litorâneas, o Sesc realiza entre os dias 20 e 24 de agosto, a sétima edição do Encontro Sesc Povos do Mar. Com programação gratuita, o evento - que espera receber este ano cerca de 5 mil pessoas - irá contar com ações e práticas diversas, que vão de apresentações artísticas a vivências e palestras.
O ponto alto da programação, certamente, é a troca experiências com os mestres, cerca de 300, além de 100 representantes das comunidades vizinhas. Para esta edição, o Encontro Sesc Povos do Mar vai trabalhar a partir de cinco eixos: Sabores, Saberes e Saúde; Feito a Mão; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Cantos, Danças e Brincadeiras; e o novo, batizado de Dragões do Mar.
“Esse último eixo é específico para as atividades náuticas e é realizado dentro da nossa própria unidade”, explica Patrícia Rinaldi, que integra a diretoria de programação social do Sesc. Para ela, o evento torna-se primordial e configura-se num espaço democrático quando o planejamento parte das próprias comunidades envolvidas. “Não só a organização do evento, mas também a das mesas temáticas. Um diferencial desta edição será a realização de um seminário focado nas práticas e saberes das comunidades litorâneas, que terá como eixo três pontos, que são as memórias e as seguranças alimentar e nutricional. A mediação quem faz é a universidade, o que nos aproxima dessa forma do campo acadêmico”, explicou.
A abertura oficial do evento acontece no domingo, 20. A programação segue na segunda-feira, 21, já a partir das 7h30min, com a vivência Trilha do Pajé, tendo à frente o pajé Luís Caboco do Povo Tremembé (Itarema). Na sequência, destacam-se mais dois momentos: Vivência Musical com Instrumentos Artesanais e Vivência Trem Litoral. A partir das 17 horas, será a vez das apresentações de grupos de reisados, bois e cirandas.
Grupos de coco irão encerrar a programação da terça-feira, 22, enquanto sanfoneiro e uma banda de reggae serão as atrações do por do sol na quarta-feira, 23, desta vez em Icapuí. No último dia do evento, o espaço Cozinha Experimental será palco de uma socialização ministrada por Harileide Monteiro e sua “Mariscada do Pontal do Maceió”. À noite, o destaque vai para a preparação de um camurupim assado, que será servido aos participantes.
“O encontro começou em 2009. A gente começou a mapear algumas comunidades em torno de Caucaia e notamos diversas características geográficas. Com isso, ficamos a par de grandes potencialidades, varias técnicas de pesca, artesanato, alimentação, saberes populares... Existem marisqueiras, os próprios quilombolas, algumas etnias indígenas e nossa intenção é cada vez mais fomentar essa troca de saberes”, concluiu Patrícia.
SERVIÇO
VII Encontro Sesc Povos do Mar
Quando: de 20 a 24 de agosto, das 8h às 12h e das 13h às 21h
Onde: Colônia Ecológica Sesc Iparana (av. José de Alencar, 150 - Caucaia)
Inscrições: goo.gl/tPG5hS
Outras informações: 3318 4918 / 0800 275 5250
Programação completa: www.sesc-ce.com.br
TERESA MONTEIRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário