sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Água: Naumi Amorim visita obra do sistema adutor e de reservação do Taquarão

O prefeito Naumi Amorim visitou, acompanhado do secretário Nacional de Saneamento do Ministério das Cidades, Olavo de Andrade Lima Neto, o canteiro de obras do “Projeto Taquarão”, na localidade da Taquara. A visita foi realizada nesta sexta-feira (08) e guiada por técnicos da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).

O sistema envolve uma extensão de 15,2km, orçados em R$ 148 milhões. Os recursos são oriundos do Governo Federa e a previsão de conclusão é para o segundo semestre de 2018. Quando estiver pronto, o “Projeto Taquarão” vai contemplar dois reservatórios com capacidade individual de 40 milhões de litros de água. A obra vai aumentar a capacidade de armazenamento e de distribuição de água em Caucaia, além da zona oeste de Fortaleza, Maracanaú e Maranguape.

De acordo Naumi, a obra vai garantir a segurança hídrica do município, mantendo a distribuição de água mesmo em época de seca. “A obra vai assegurar de forma permanente e democrática a água em nossa cidade”, destacou Naumi. Ele acrescentou que a Prefeitura tem buscado executar ações que tem amenizado o sofrimento das famílias que são castigadas com a seca, como a perfuração de poços.

Segundo o secretário Nacional de Saneamento do Ministério das Cidades, Olavo de Andrade Lima Neto, o objetivo da visita técnica foi acompanhar o ritmo e a evolução da obra. “A obra está sendo executada no tempo certo para ser entregue em 2018”, explica.

O projeto

O Taquarão possibilitará o abastecimento, por gravidade, para a região atendida pela Estação de Tratamento de Água Oeste (ETA Oeste). Além do reservatório, a obra contempla três grandes adutoras: duas para fazer a interligação entre a estação de tratamento e o Taquarão; e a terceira que fará a interligação entre as duas estações (Gavião e Oeste).

Nenhum comentário:

Postar um comentário