quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Biometria: Eleitores ganham novo posto no Marechal Rondon

Devido à necessidade de recadastrar biometricamente os mais de 215 mil eleitores de Caucaia, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em parceria com a Prefeitura de Caucaia, inaugurou nesta terça-feira (12/9) um novo posto de coleta de dados no Marechal Rondon. O espaço fica na Escola de Ensino Infantil e Ensino Fundamental (EEIEF) Economista Rubens Vaz.
Participaram da cerimônia de inauguração o prefeito Naumi Amorim, o vice-presidente e corregedor regional eleitoral do Ceará, desembarcador Haroldo Correia de Oliveira Máximo, o juiz da 37ª Zona Eleitoral, Magno Gomes de Oliveira, e o juiz da 123ª Zona Eleitoral e juiz titular da 2ª Vara de Família e Sucessões da Comarca de Caucaia, Neuter Marques Dantas Neto.
O novo ponto foi criado para facilitar o recadastramento de quem reside naquela região da cidade. Para Naumi Amorim, a proximidade com os eleitores vai “agilizar a biometria e assegurar o direito da população de escolher seus representantes nas próximas eleições.”
Até o momento, Caucaia cadastrou apenas 35% do eleitorado. Segundo o desembarcador Haroldo Correia de Oliveira Máximo, o novo posto atende a uma média de “150 pessoas por dia”. “Estamos inaugurando hoje, mas desde o dia cinco deste mês o posto já estava recadastrando a população. Não podemos perder tempo, já que estamos com um percentual muito abaixo.”
Moradora do Rondon, a dona de casa Maria do Rosário acredita que a criação do novo posto “facilitou a vida de quem vive no bairro”. “Há bastante tempo eu queria fazer a biometria, mas não tinha feito devido à dificuldade de locomoção. Agora ficou mais fácil para quem mora longe do Cartório Eleitoral”, explica.
O novo posto funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas.

CADASTRAMENTO
Para cadastrar a digital, o eleitor deve dirigir-se ao posto do TRE portando documento de identificação oficial com foto, comprovante de endereço atualizado e certidão de quitação militar (se for homem, tiver entre 18 e 45 anos e for solicitar o primeiro título). O atendimento também pode ser agendado na página do TRE na Internet (www.tre-ce.jus.br) ou pelo Disque Eleitor (148). A ligação é gratuita.
Quem não cadastrar as digitais, mesmo aquele eleitor não obrigado a votar, poderá ter o título cancelado, além de ser impedido de acessar serviços como: requisição de passaporte, requisição de carteira de identidade, recebimento de salário e benefícios sociais, solicitação de empréstimos, inscrição em concursos públicos, tomar posse em cargo público e renovação de matrícula em qualquer instituição de ensino pública ou fiscalizada pelo Governo.
Em 2018, Caucaia já contará com o uso da biometria para realizar as eleições de escolha de governador, deputados estaduais, deputados federais, senadores e presidente da República. Isso significa que só participará do pleito quem tiver suas digitais cadastradas no TRE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário