sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Capacitação: Finalizado ciclo para servidores da Saúde



Nesta quinta-feira (31/8), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu o encerramento do Curso de Aperfeiçoamento em Educação Permanente em Saúde, oferecido ao longo de dois meses para cerca de 100 profissionais de nível superior da área. Participaram enfermeiros, dentistas e funcionários do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e da Atenção Primária da SMS. Um dos objetivos da formação é a ressignificação dos processos de trabalho dos servidores para atender de forma mais eficaz às demandas da população.

A qualificação e a valorização de pessoal têm sido bandeiras da gestão municipal, de acordo com o secretário Moacir Soares. “Os profissionais da saúde merecem dias melhores. Queremos que esses servidores tenham orgulho de dizer que trabalham aqui”, afirmou o titular da SMS.

As aulas semanais somaram uma carga total de 200 horas. Agora, com o término das atividades, esses profissionais estão capacitados para atuar como facilitadores de um curso técnico voltado aos 475 agentes comunitários de saúde de Caucaia. A capacitação deve iniciar em outubro.

“Nós preparamos pessoas pra formar outras pessoas. Preparamos este grupo para formar outro grupo ainda maior e para que todos os habitantes de Caucaia possam receber os cuidados desses profissionais que estamos preparando. Começamos o curso com o tema ‘Saúde Comunitária’ porque entendemos que saúde não é só cuidar das doenças, mas sim das pessoas”, explicou a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente da SMS, Idalice Barbosa.

Ela completou: “Nós acreditamos na Educação Permanente como um processo educativo de formar formando-se, de formar a partir da mudança da realidade local que, sobretudo, começa com a mudança em cada indivíduo.”

A fala da coordenadora é corroborada com entusiasmo pelos alunos. “Nós entramos aqui como indivíduos e saímos como coletivos, com vontade de fazer a mudança. Deixaremos nossa marca na saúde do município. Agradecemos a oportunidade que nos foi dada e faremos jus a esse voto de confiança”, declarou a dentista Ramille Lima.

Ao final do momento de confraternização da turma, a secretária municipal de Governo e Articulação Política, primeira-dama Erika Amorim, parabenizou o esforço dos servidores. “A gente percebe o envolvimento e o aprendizado desse momento, que foi muito rico para vocês, profissionais, e com certeza será para os demais que vão receber a capacitação de vocês. É o início de novas vivências e avanços.”

 http://www.caucaia.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário