sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Infância: Érika participa de reunião sobre proposta pedagógica de creche modelo

A secretária municipal de Governo e Articulação Política, primeira-dama Erika Amorim, reuniu-se nesta quinta-feira (14/9) com dirigentes do Instituto Myra Eliane para mais um debate sobre a metodologia da creche que será construída pela entidade no Araturi. O encontro aconteceu no gabinete da gestora, no Itambé.
Foi o segundo momento do tipo esta semana. O primeiro aconteceu na última terça-feira (12/9), quando a proposta pedagógica foi entregue a Erika. “A gente presenciou em Campinas (São Paulo, onde o Instituto mantém uma creche) os professores sendo agentes de conquista das crianças e das famílias dessas crianças. Temos que trabalhar nossas equipes para conseguirmos o mesmo aqui”, pontuou a primeira-dama.
A expectativa é de o lançamento da Pedra Fundamental da creche de Caucaia acontecer em 12 de outubro, dentro da programação do aniversário de 258 anos da cidade. O investimento será de R$ 15 milhões. Custeado pelo Instituto em parceria com a Prefeitura. A previsão é de que o equipamento comece a funcionar em fevereiro do próximo ano.
Quando iniciar as atividades, a creche atenderá a 630 crianças em tempo integral. “O projeto pedagógico que nós estamos desenvolvendo não vai ser violado por essa proposta do Instituto. A proposta do Myra Eliane vai ser agregada a nossa. Durante anos, a Educação Infantil de Caucaia foi um depósito de crianças e professores. O professor mais velho, aquele perto de se aposentar, era o que ia pra Educação Infantil. Nós estamos começando a mudar isso com formações específicas e focando na formação por valores humanos”, disse a titular da Secretaria Municipal de Educação (SME), professora Lindomar Soares.
Ela destaca que pela primeira vez a Prefeitura oferta capacitações específicas aos gestores de escolas municipais e a quem trabalha na Educação Infantil. Assim, os profissionais terão melhores condições de interpretar indicadores para promover melhorias e colocar em prática a metodologia proposta pelo Instituto.
Essa metodologia tem como base a formação de crianças estimuladas nos valores da solidariedade, fraternidade, cumplicidade, ética etc. “Para isso, os educadores precisam se conhecer melhor. Porque eles são espelhos pras crianças. Como um professor vai pregar valores humanos se ele tem uma base egóica e não colaborativa?”, ponderou o diretor do Instituto, professor Carlos Sebastião Andreani.
Ele alerta que os valores são formados até os sete anos de idade. Na creche do Araturi, as crianças atendidas terão entre dois anos e cinco anos e nove meses. “Não é um projeto fácil. É desafiador. Mas a matriz da proposta que apresentamos pode ser ampliada conforme a necessidade de cada escola. O segredo desse projeto é justamente a autonomia da escola. Toda educação tem um propósito. O nosso é formar seres humanos integrais”, acrescentou.
A participação familiar também é foco da proposta pedagógica. Pais, familiares e responsáveis serão envolvidos diretamente nas atividades da creche.  “O Instituto vai estar presente em todos os momentos. Mas essa semente só vai gerar frutos se houver essa parceria com a Prefeitura. Queremos que essa creche seja modelo para todo o país”, finalizou a diretora do Myra Eliane, Valéria Serpa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário