quarta-feira, 20 de setembro de 2017

PSE: Quatro escolas receberão mutirão de serviços e palestras

Alunos do Conjunto Nova Metrópole, Potira I e Potira II vão ser beneficiados por uma série de serviços da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A partir da próxima sexta-feira (22/9), quatro escolas municipais terão atividades do Programa Saúde na Escola (PSE) até o fim de setembro.
A primeira delas será a Escola de Ensino Infantil e Ensino Fundamental (EEIEF) Manoel Rocha, no Nova Metrópole. Na manhã do dia 22, os estudantes terão acesso a testes glicêmicos, atualização do cartão de vacinação, emissão de cartão do SUS, ações de saúde bucal e serviço ambulatorial especializado. Também assistirão a palestra sobre cultura de paz, que será ministrada por profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf).
A segunda escola a receber o PSE será a EEIEF 7 de Setembro, o Potira I. Os alunos serão beneficiados com serviços de vacinação e saúde bucal nos dois períodos, além de assistirem a palestra sobre cultura de paz.
No dia seguinte, 26/9, será a vez dos estudantes da EEIEF Danilo Dalmo da Rocha, no Potira II. Pela manhã e à tarde, eles terão acesso a serviços de saúde bucal e a palestra sobre cultura de paz.
Encerrando o calendário de setembro, a EEIEF Tiradentes, também no Potira II, receberá a caravana do PSE no dia 28. As atividades serão realizadas de manhã e à tarde. Haverá vacinação, serviços de saúde bucal, emissão de cartão do SUS e palestra sobre cultura de paz.
Coordenador do PSE, Robério Benigno adianta que no próximo mês serão executadas ações alusivas à prevenção ao câncer de mama, dentro do chamado “Outubro Rosa”. “A gente define as escolas conforme os indicadores da epidemiologia. Agora temos muitas escolas do Potira porque os índices lá estão altos”, explica.
Segundo ele, a prestação de serviços acaba tendo impacto na desmistificação de muitos assuntos. “Muitas famílias têm mitos sobre vacinas. A gente dá informações e vai desconstruindo coisas e falando da importância da vacina contra o HPV, por exemplo, que pode prevenir muita coisa na fase adulta.”
Robério adianta a expectativa de estabelecer um calendário para o PSE visitar as escolas municipais de Caucaia de duas a três vezes ao ano. “No ritmo que o programa está indo, vamos conseguir. Hoje ainda não conseguimos ainda alcançar o pessoal do EJA (Educação de Jovens e Adultos). E é uma necessidade que a gente tem”, pontua o coordenador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário