quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Capuan: Prefeito participa da abertura da Feira Cultural dos índios Tapeba

A manhã desta quarta-feira (18/10) foi marcada pela cerimônia inicial da 14ª edição da Feira Cultural da comunidade Tapeba e dos Jogos Indígenas 2017. Em respeito às tradições e aos povos indígenas, o prefeito Naumi Amorim participou da abertura. O evento foi realizado no Terreiro Sagrado Pau Branco, no Capuan.
A feira reúne todas as produções da arte e da cultura Tapeba por meio do artesanato, culinária, exposições, apresentações e rituais sagrados. Os jogos indígenas congregam as expressões de modalidades tradicionais do esporte indígena como o cabo de forca, arremesso de lança, ar e flecha, entre outros.
Naumi Amorim disse que acredita que todas as manifestações culturais dos Tapeba encantam, engrandecem e fortalecem a identidade caucaiense. “Não poderia faltar esta festa. As tradições dos antepassados devem ser preservadas e eventos como este valorizam nossas memórias. Estamos à disposição das comunidades indígenas”, destacou.
Trabalhando com artesanato há mais de 25 anos, Jeane Silva Matos, da comunidade da Lagoa I, usa produtos retirados da mata como o coco, palha da carnaubeira, sementes do Pau Brasil e penas das aves para confeccionar seu artesanato. “Neste encontro das comunidades queremos mostrar um pouco da nossa cultura para os visitantes”, explicou.
A Feira Cultural dos Tapeba é aberta ao público e segue até a próxima sexta-feira (20/10). O encerramento será com a realização da Festa da Carnaúba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário