quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Caucaia 258 anos: Naumi participa de blitz do programa “Caucaia Cidadã”

O terceiro dia de comemoração dos 258 anos de emancipação política de Caucaia chegou à Praça da Câmara Municipal, no Centro. Na manhã desta quarta-feira (11/10), a Prefeitura de Caucaia, por intermédio da Secretaria Municipal de Finanças, Planejamento e Orçamento (Sefin), promoveu uma blitz educativa para divulgar o “Caucaia Cidadã”, programa que coloca as crianças como foco da educação fiscal. Na ocasião, foi lançada, oficialmente, a campanha que irá eleger um prefeito mirim no município.
Para o prefeito Naumi Amorim, esse é o caminho ideal para promover mudanças significativas, pois são os pequenos caucaienses “que irão multiplicar boas ideias em casa, na escola e na sociedade.”
“As pessoas perguntam como estamos fazendo tanto em Caucaia. Respondo: porque estamos organizados, sabendo aplicar o dinheiro público, sabendo classificar as prioridades. Inserindo as crianças nessa realidade de planejamento, elas se tornarão cidadãos mais conscientes do seu papel fiscal”, pontuou o prefeito.
Para o titular da Sefin, secretário Marcus Mota, além de envolver as crianças, o grande diferencial do “Caucaia Cidadã” é promover a transparência fiscal. “Devemos tratar a conscientização dessa forma: esclarecendo o que é o imposto e o que o contribuinte vai receber pagando esse imposto. Mais asfalto, mais medicamento, mais médico, mais escolas, mais qualidade de vida. Como o imposto é arrecadado e aplicado. Isso deve ser exposto de forma transparente”, frisou.
Atuando de forma majoritária nas escolas, conscientizando as crianças junto a professores e diretores, a educação municipal surge como fator importante nessa equação. A secretária municipal de Educação, professora Lindomar Soares, enalteceu o programa, enfatizando que a educação é o caminho mais correto para toda e qualquer mudança. “Não poderíamos estar fora de uma iniciativa como essa. Estamos juntos, cientes do nosso papel e certamente traremos resultados positivos”, comentou.
A importância de uma ação que transpareça a aplicação dos impostos é verificada nas ruas. Enilza Helene é vendedora ambulante. Paga os impostos em dias, mas ainda tem dúvidas quanto à aplicação desse dinheiro. “Ficando mais claro, a gente sente até mais gosto de pagar, porque vê resultados e não promessas”, explicou.
O fato de o programa focar no trabalho com crianças chamou a atenção da comerciante. “É uma ideia muito bacana. As crianças são espertas, inteligentes. Às vezes, ensinam mais pra gente do que a gente ensina pra eles”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário