domingo, 15 de outubro de 2017

Caucaia 258 Anos: Sábado de sensibilidade ecológica e limpeza das praias

A manhã deste sábado (14/10) foi de muita solidariedade e consciência ecológica na orla de Caucaia. Dentro da programação de 258 anos de emancipação política do município, voluntários do projeto “Praia Limpa”, desenvolvido pelo núcleo de educação ambiental do Instituto do Meio Ambiente do Município de Caucaia (Imac), limparam as praias do Icaraí e do Cumbuco. A ação contou também com os agentes de limpeza da Secretaria Municipal de Patrimônio, Serviços Públicos e Transportes (SPSPTrans).
Para o presidente do Imac, Francisco Hugo Pontes, além de ajudar “a deixar as praias mais limpas, o projeto também sensibiliza moradores e visitantes para uma consciência ecológica com responsabilidade.”
A ação contagiou os frequentadores e hóspedes de pousadas e hotéis. Na praia do Cumbuco, Adam Dominik, turista da Tchecoslováquia, viajou para aproveitar os ventos na prática do kitesurfe, mas nesta manhã trocou as manobras da pipa para carregar uma sacola e apanhar os resíduos na faixa de areia. “Parabenizo a iniciativa. Este tipo de atitude faz a gente gostar ainda mais deste paraíso. Nós dá prazer descer do apartamento, deixar de praticar o kite e vir também ajudar na limpeza”, explicou.
Jéssica Camila de Sousa, de sete anos, moradora do bairro Araturi, era uma das muitas crianças que procuravam tampas plásticas de garrafas pet. “Fico muito feliz em poder ajudar a natureza. Todo final de semana venho à praia e não entendo porque as pessoas deixam tanto lixo neste lugar tão belo”, disse.
Na Praia do Icaraí, alunos da Escola Celina Sá participaram da coleta de resíduos. Moradores também se sensibilizaram e viraram voluntários. No Cumbuco, um grupo de 30 jovens dos Escoteiros do Ar também apanhou latas, garrafas, materiais plásticos e tudo que encontrava pela frente.
Segundo Jocélio Mario Paiva de Oliveira, presidente dos Escoteiros do Ar, a união das pessoas pode mudar a realidade de cada lugar. “Para nosso grupo é importante este tipo de voluntariado porque temos que deixar o mundo melhor do que encontramos”, enfatizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário