terça-feira, 17 de outubro de 2017

Cultura: Inventário começa a mapear romaria de Santa Edwiges

Aproveitando o período de romaria ao santuário de Santa Edwiges, no Garrote, que ocorre desde essa segunda-feira (16/10), uma equipe da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (Setur) iniciou o diagnóstico para viabilizar o inventário cultural relacionado ao evento.
Trata-se do primeiro inventário de bens e serviços do setor turístico e cultural de Caucaia. A expectativa é que os trabalhos finalizem no ano de 2018. No caso do Santuário, o espaço é conhecido como o terceiro maior em romaria do Ceará. O inventário faz parte do projeto “Caminhos da Fé”, desenvolvido pela Setur.
Segundo o assessor técnico da Setur, professor Eugênio Oliveira, o momento é de “fase preliminar de coletâneas de informações para tombar e mapear a romaria como um evento estruturante e conhecido nacionalmente”. “Como é um grande evento, todo o inventário da romaria será realizado porque é um dos pilares para o turismo cultural e que retrata a questão das tradições da religiosidade. É uma das diretrizes do programa de regionalização do turismo nacional”, explica ele, que também acha “importante colocar a romaria no calendário cultural e turístico de eventos da cidade, do Estado e do Brasil.”
Conforme Eugênio Oliveira, já foi constatado, por exemplo, que a maioria dos romeiros vem da Região Metropolitana de Fortaleza. Aparecem em seguida os visitantes oriundos de cidades do interior cearense, como da Região do Cariri e Sertão Central, além de estados como Pernambuco, Piauí, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e até São Paulo.
Muitas crianças, jovens, adultos e idosos participaram da devoção à chamada “santa das causas impossíveis”. O inventário turístico é um projeto que abre a possibilidade de a Prefeitura promover todas as regiões de Caucaia de forma adequada, com a elaboração de projetos para a atração de turistas. O município é formado por serras, sertão, sede e região das praias.
Os técnicos da Setur constataram que a romaria deste ano contou 54 ônibus, com média de 45 pessoas por veículo, além de 26 transportes alternativos, com média de 16 pessoas por veículo, e mais de 530 veículos – cada um em média com três pessoas.
A expectativa é de que só nessa segunda a romaria tenha reunido cinco mil pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário