terça-feira, 17 de outubro de 2017

Outubro Rosa: Naumi e Erika participam de ações educativas sobre o câncer de mama

O prefeito Naumi Amorim e a primeira-dama Erika Amorim participaram nesta terça-feira (17/10) de um dia especial para mulheres que estavam na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Centro de Caucaia e na Unidade Básica de Saúde (UBS) Giselda Magalhães Bezerra, no Parque Potira II.
Eles acompanharam as atividades e o acolhimento diferenciado promovidos pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para colocar o câncer de mama em pauta. Dentre os serviços ofertados estavam: exame de toque das mamas, solicitação de mamografias, ultrassonografias mamária e pélvica, prevenção do câncer de colo uterino, teste rápido de HIV, sífilis e hepatite, além da distribuição de preservativos e oferta de orientações sobre higiene oral.
As ações de hoje também aconteceram na UBS Parque Soledade II. E na próxima semana, do dia 27 a 30, ocorrerão na UBS Dr. Joaquim Braga, no Planalto Caucaia. “É preciso mobilizar os equipamentos de saúde e trabalhar a conscientização de cada pessoa para sensibilizar e estimular as mulheres a se prevenirem. Porque a prevenção pode salvar vidas”, disse Naumi Amorim, que esteve na UPA do Centro.
Com essas atividades, a Prefeitura pretende trabalhar a autoestima da mulher e fazer com que ela tenha mais cuidado com a saúde e com a estética. Voluntários cuidaram da beleza feminina oferecendo maquiagem, pintura de unhas e penteado de cabelo. Um café da manha também foi oferecido aos usuários.
Estudos indicam o câncer de mama como a causa que mata mais mulheres no Ceará e no Brasil. A incidência da doença em Caucaia é de 8,03% para cada mil mulheres. A probabilidade de maior índice é nos grupos acima de 50 anos. “O autoexame, feito em casa mesmo, já pode ajudar muito a identificar a doença. E o quanto antes ela for identificada, melhor. Nós, mulheres, precisamos ter essa consciência. Temos que perder o medo”, afirmou a primeira-dama em visita à UBS do Parque Potira II.

COMITÊ
Além de ações educativas em equipamentos de saúde no Outubro Rosa, a Prefeitura criou no último dia 11 um comitê para tratar especificamente do câncer de mama em Caucaia. O colegiado reuniu-se na Faculdade Terra Nordeste (Fatene) para discutir ações que ajudem a sensibilizar as mulheres quanto à importância do exame e medidas que monitorem e controlem o avanço da doença no município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário