sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Tabapuá: Naumi entrega novo posto de saúde à população

Cumprindo agenda de comemorações do aniversário de 258 anos de emancipação política de Caucaia, o prefeito Naumi Amorim inaugurou, na manhã desta sexta-feira (13/10), a Unidade Básica de Saúde (UBS) Afonso de Medeiros, no Tabapuá. O equipamento, completamente novo e com instalações dignas para oferecer uma melhor assistência a cerca de 2.400 famílias do bairro, vai substituir o antigo espaço em que funcionava a unidade.
Na obra, que havia sido abandonada pela antiga gestão, foram investidos cerca de R$ 350 mil. “Estou muito feliz por entregar um equipamento tão importante para esta região. Este é um equipamento novo, que está sendo utilizado hoje pela primeira vez. E nós também já reformamos o posto do Tabapuazinho, dos maiores que temos aqui”, destacou Naumi, lembrando a entrega da UBS Francisco Djalma Soares, ocorrida em agosto.
Para a vice-prefeita Lívia Arruda, a unidade é um presente para a população do Tabapuá. “O povo vinha sofrendo com a falta de condições de atendimento, de uma estrutura digna. Hoje é um momento de felicidade ímpar”, celebrou.
A solenidade contou com a presença do secretário da Saúde do Estado, Henrique Javi. “Trago aqui um abraço do governador Camilo Santana, que assiste, muito feliz, à revolução que vocês promovem na saúde de Caucaia. A saúde é uma boa escolha para tornar o cidadão mais forte, mais próximo e mais próspero. O município cresce com essa sua iniciativa”, dirigiu-se ao prefeito. “Isso aqui é um exemplo. E é de um orgulho imenso quando uma Prefeitura e uma Secretaria Municipal de Saúde escolhem a Atenção Primária como prioridade”, completou o titular da Sesa.
“O posto começa a atender com uma equipe completa e agora também com uma equipe de odontologia”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Moacir Soares, fazendo referência a uma novidade para os usuários da UBS: os serviços odontológicos, que há anos não eram oferecidos e a população precisava se deslocar até a UBS do Tabapuazinho para conseguir atendimento.
Enfermeira do Tabapuá desde 2010, Adelaide Silveira garante que o novo espaço vai proporcionar melhores condições de trabalho aos profissionais. “Nós agora temos uma estrutura adequada. Temos salas para higienização e esterilização, sala de vacina, uma sala de espera digna, um banheiro só para pessoas com deficiência... Temos até uma sala de reunião que vai facilitar a estruturação dos processos de trabalho das equipes, e onde também vamos poder fazer ações de educação em saúde”, destaca a profissional.
“Nós passamos muito tempo sem os serviços do posto e agora tá bom demais para os usuários e também para os profissionais. Estamos de parabéns”, comemora a presidente do Conselho Comunitário do Tabapuá, Maria Cenice Rocha, moradora do bairro há 48 anos.
Dona Maria Emília de Freitas, 67 anos, é presença constante na unidade. Hoje, ao entrar no posto, ela não conteve a emoção. “Eu estou encantada! Não estou aguentando nem falar. Só a gente sabia das dificuldades e agora tá bonito demais”, declarou a aposentada.
Também participaram da solenidade de inauguração da UBS do Tabapuá a secretária municipal de Governo e Articulação Política, Erika Amorim, e o deputado federal Domingos Neto, além de outros membros do secretariado, parlamentares e lideranças comunitárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário