quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Cultura: Caucaia é homenageada por grupo que defende tradições nordestinas

Numa noite de cultura, arte e encontros durante o I Kairós de Poesia, realizado nesta terça-feira (31/10) em Fortaleza, o Grupo Chocalho prestou homenagens a quem considera amigos e tem relações de afeto. A primeira-dama Erika Amorim recebeu troféu comemorativo na solenidade que marcou a celebração dos 33 anos da entidade. Também foram homenageados o prefeito Naumi Amorim e o secretário municipal de Turismo e Cultura, coronel Paulo Guerra.
A solenidade aconteceu no auditório da Associação Cearense de Imprensa (ACI). “O Grupo Chocalho tem esse desejo de levar arte para a população. De promover a cultura. Estar hoje aqui sendo homenageada me emociona profundamente porque é esse o meu desejo. É isso que me alegra”, declarou Erika Amorim, também titular da Secretaria Municipal de Governo e Articulação Política (Segov).
Com 33 anos de trajetória, o Grupo Chocalho concedeu um troféu para cada ano, presenteando, assim, 33 amigos por parcerias firmadas. Para Caucaia, além de ser um presente pelos 258 anos recém-completados de emancipação política, o prêmio representa uma relação próxima que remonta a outros episódios.
“Eu sou de Caucaia e faço parte da Academia Cearense de Letras do Município. Conheço bastante cada pedaço daquela terra. Além disso, foi lá onde criamos a 1ª Academia Estudantil de Letras do Brasil. É uma relação forte”, revelou Auriberto Cavalcante, fundador e presidente do grupo.
Ele comemorou a solenidade de hoje pontuando que “o troféu é um presente aos nossos amigos porque sentimos a necessidade de dizer obrigado.”

GRUPO CHOCALHO
Fundado em 1984, o grupo reúne poetas, escritores, jornalistas, artistas plásticos, fotógrafos e músicos com o objetivo de defender e divulgar a cultura e a produção cultural. O foco do grupo é fomentar, em especial, a cultura cearense. O “chocalho” foi escolhido símbolo como forma de garantir a identidade nordestina do grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário