terça-feira, 7 de novembro de 2017

Saúde: Radiografia estatística da Sede é apresentada

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) deu início nesta terça-feira (7/11) às apresentações dos produtos do processo de territorialização da Atenção Primária de Caucaia. O momento é resultado de dois meses de pesquisas e análises que envolveram médicos, enfermeiros, profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, dentistas e demais profissionais que compõem a APS e a assistência social do município, além de lideranças comunitárias e demais atores sociais.
“Estreamos hoje as mostras do processo de territorialização. Trata-se da apresentação de radiografias de cada território, reflexões e análises sobre como adoece a população em cada área”, explica o titular da SMS, Moacir Soares.
O objetivo da Secretaria é traçar o perfil da assistência no município, identificar e aprofundar os conhecimentos sobre os principais recursos e problemas de cada território para, assim, oferecer um serviço mais efetivo. Neste primeiro dia de apresentações, o Distrito I esteve em debate. A área corresponde à sede de Caucaia e compreende Centro, Parque Soledade, Novo Pabussu, Planalto Caucaia e Padre Júlio Maria.
“Pra pensar as políticas de saúde, nós precisamos nos apropriar do território. Então esse momento é de fundamental importância pra gente poder pensar novas práticas e novos processos de trabalho que serão iniciados nas unidades”, avalia a coordenadora do Distrito, Kerley Menezes.
A médica Amanda Souza foi responsável por apresentar dados como o perfil comunitário e barreiras funcionais relativas à Unidade Básica de Saúde do Parque Soledade II, onde trabalha. A UBS é referência para aproximadamente quatro mil pessoas.
Para ela, a territorialização é fundamental para um planejamento estratégico. “Com o levantamento da faixa etária, de como as pessoas adoecem, de como se relacionam entre si, é que podemos fazer um planejamento mais adequado. Por exemplo: se grande parte da população morre de forma violenta, temos que pensar como isso poderia ser trabalhado. Esses dados vão nos ajudar a definir prioridades”, afirma a profissional.
As apresentações seguem até 14 de novembro e são abertas à comunidade.

SERVIÇO
Agenda de apresentações do Produto da Territorialização

Distrito l: 7/11
Distrito II: 8/11
Distrito III: 9/11
Distrito lV: 10/11
Distrito V: 13/11
Distrito VI: 14/11

Mais informações sobre locais e horários dos encontros podem ser obtidas pelo telefone 3342.8023. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário