terça-feira, 9 de janeiro de 2018

1.402 alunos recebem certificados em Programa de Resistência às Drogas e à Violência



/admin/view/noticia/img/20180109232009proerd_prefeitura_de_caucaia.jpg
Na tarde desta terça-feira (9/1), o prefeito Naumi Amorim participou da graduação de 1.402 alunos da rede pública de ensino, participantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Polícia Militar do Ceará. A primeira-dama Erika Amorim e a vice-prefeita Lívia Arruda também estiveram presentes na solenidade.
Para o prefeito Naumi Amorim, esse tipo de formação enche a gestão de orgulho, uma vez que é o resultado concreto do trabalho que vem sendo desenvolvido. “Vamos continuar empenhados em desenvolver ações que promovam mais voz e oportunidades às crianças e aos jovens, com mais investimentos no esporte e na educação”, reforça Naumi, citando como destaque a inauguração da primeira “Areninha do Povo”, realizada no último sábado (6/1), e as próximas que virão, contemplando todas as regiões de Caucaia. “Promover um olhar diferenciado à juventude é a melhor forma de combater as drogas e a violência”, pontua.
A questão do fomento dos valores humanos e a criação de laços afetivos, fatores trabalhados pelo Proerd, foram enaltecidos pela primeira-dama Erika Amorim, que pontuou o trabalho desenvolvido pela gestão municipal. “Sabemos que o trabalho realizado nas crianças hoje é o que vai render bons frutos no futuro. É pensando nisso que promovemos um olhar mais atento a todas elas com um trabalho intenso na educação, principalmente nesses pontos trabalhados pelo Proerd”, disse Erika, também secretária de Governo e Articulação Política.
Familiar do Proerd há muito tempo, Lívia Arruda enalteceu o trabalho empreendido nas crianças do município, “uma iniciativa que muda, de fato, a vida da população”. “Vamos batalhar para fomentar essa cultura de não-violência e prática da paz. Tenho muito orgulho de ver diante de mim pequenos caucaienses que se tornarão grandes cidadãos”, pontuou a vice-prefeita.
Titular da SME, a professora Lindomar Soares parabenizou a metodologia de ensino implantada pelo Proerd que, no fim da formação, promoveu um concurso de redação com o tema “O que aprendi com o Proerd e como vou resistir às drogas e à violência e investir no meu futuro”. Os melhores textos receberam do prefeito Naumi Amorim um prêmio especial. “Além do conteúdo trabalhado pelos professores, os alunos refletiram ao fim do curso sobre o que eles aprenderam, colocando no papel suas ideias, trabalhando a escrita e a construção de textos. Isso é muito importante”, reforça.
O sucesso do programa, que só em 2017 formou mais de 50 mil crianças, é explicado pela forma como ele é construído: regido pela tríade escola - polícia - família. “Esses três pontos, e em harmonia, é o que move o Proerd. Não trabalhamos sozinhos. Precisamos do apoio das escolas e das famílias nesse processo”, explica o 3º sargento da PM Albano.
Localizada na região da Iparana, a Escola Erbe Teixeira foi um dos equipamentos que recebeu a capacitação. Hyasmin Tavares, 11 anos, foi uma das alunas com a redação escolhida como destaque. Era só elogios sobre o que vivenciou nas aulas. “Na nossa sala somos mais ou menos 39 alunos e já consegui ver uma melhoria em todos os meus colegas. As aulas fazem a gente refletir sobre o nosso futuro, sobre as nossas escolhas”, disse a estudante, classificando a experiência como “muito positiva”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário