terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Banco de Alimentos: 167 produtores beneficiados em 2017; meta é alcançar 200 este ano

O Banco de Alimentos de Caucaia, vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), encerrou 2017 com motivos para celebrar. Além de ganhar nova sede, o equipamento beneficiou diretamente 167 produtores rurais caucaienses, com a aquisição de 152.829,9 quilos de alimentos. A meta é alcançar 200 produtores em 2018. O equipamento atende ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) na modalidade de compra com doação simultânea, atendendo à demanda de equipamentos públicos.
Para a titular da SDS, Danielle Alexandre, o ano foi produtivo não apenas pela questão da nova sede, agora localizada no bairro Guadalajara, mas também porque foi realizado investimento em mão de obra. “Nós ampliamos a equipe que atua na gestão dos programas de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) para 21 funcionários. Ampliamos também a cobertura do PAA Leite, permitindo a adesão de entidades ainda não contempladas”, explica a secretária.
Além de incentivar majoritariamente a agricultura familiar, o Banco de Alimentos tem criterioso controle de qualidade dos produtos. “E mais: para além da qualidade do produto em si, são promovidas ações constantes, como palestras e treinamentos, para os agricultores gratuitamente”, explica a diretora de segurança alimentar e nutricional do equipamento, Joselina Lima da Silva.
A nova sede do Banco de Alimentos foi inaugurada em julho de 2017. O equipamento é o responsável por suprir a demanda de 55 equipamentos públicos de Caucaia, como os dez Centros de Referência da Assistência Social (Cras), os dois Centros de Referência Especializada de Assistência Social (Creas) e o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), por exemplo. Já com o PAA Leite, são 136 mil copos de leite mensalmente, beneficiando 73 instituições da rede socioassistencial do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário