quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Novo Parque de Exposições funcionará em fazenda de Caucaia

O imóvel, jé declarado de utilidade pública para fins de desapropriação pelo Governo, pertence ao deputado federal cearense Vicente Arruda (PDT).

O novo Parque de Exposição Agropecuária do Estado do Ceará funcionará em Caucaia, cidade da Região Metropolitana de Fortaleza. O terreno tem área total de 283,9 mil metros quadrados (m²) e perímetro de 2,98 metros. O imóvel, já declarado de utilidade pública para fins de desapropriação pelo governador Camilo Santana (PT), pertence ao deputado federal cearense Vicente Arruda (PDT).

Trata-se da Fazenda Soledade, que está com a família Arruda Coelho há várias gerações. O terreno está localizado na rodovia CE-090, na estrada que liga a praia de Iparana ao Centro de Caucaia.
De acordo com o decreto de Camilo, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) de quinta-feira, 28, o imóvel apresenta área relevante para a implantação do novo Parque de Exposição Agropecuária do Estado do Ceará. O valor da negociação, que será pago com dinheiro do Tesouro Estadual, não foi informado pelo Governo.
Expoece
A desapropriação do imóvel está diretamente ligada à realização da Exposição Agropecuária e Industrial do Ceará (Expoece), tradicional evento responsável por movimentar o agronegócio no Estado. Neste ano, cerca de 4 mil animais foram expostos na feira, entre bovinos, caprinos, ovinos e equinos.
O evento contou com espaço para a comercialização e exposição de produtos em 140 estandes, distribuídos numa área total de 140 mil m².
Em 2018, a Expoece chegará a sua 64ª edição no novo endereço. Antes, a feira era realizada no Parque de Exposições Governador César Cals, localizado na avenida Sargento Hermínio Sampaio, nº 2677, no bairro Monte Castelo, em Fortaleza.
Concessões
O terreno, porém, entrou no rol de ativos do Estado que serão concedidos à iniciativa privada.
Na lista de imóveis estaduais, além do situado na avenida Sargento Hermínio, também estão à venda mais três terrenos: Palácio Iracema (bairro Edson Queiroz), IPPOO I (Itaperi) e Cavalaria (Messejana).
Segundo o decreto, “caberá à Procuradoria-Geral do Estado (PGE), por meio da Comissão Central de Desapropriações e Perícias da Procuradoria do Patrimônio e do Meio Ambiente, proceder, por via administrativa ou judicial, à desapropriação do imóvel”, conforme previsto em lei.
RAONE SARAIVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário