quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Policiais militares prestam socorro e salvam criança após quase afogamento no Jangurussu

Diariamente, não há como prever a rotina de um profissional de segurança, que pode se deparar com uma série de situações pertinentes a sua função. E foi diante de uma circunstância, descrita como inesperada, que a atuação de uma composição da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE) foi fundamental para salvar a vida de uma criança de um ano e seis meses, no bairro Jangurussu – Área Integrada de Segurança 03 (AIS 03). Após sofrer um acidente e quase afogamento, em um balde com água, o pequeno Benjamim Oliveira recebeu os primeiros atendimentos realizados pela equipe militar, que rapidamente encaminhou a criança para um unidade de saúde da região. A ação aconteceu na última quarta-feira (27).

O fato ocorreu após o garoto cair, acidentalmente, em um balde com água recém utilizada para lavar roupa. Após o seu irmão perceber e alertar sobre o ocorrido, a mãe e a avó de Benjamim, rapidamente, retiraram a criança e apressaram-se para reanimá-la. Em seguida, correram para socorrer o garoto até uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA). Contudo, ainda nas proximidades, Dayane de Oliveira, mãe da criança, se deparou com uma viatura do Policiamento Ostensivo Geral (POG) da PMCE. “A única coisa que pensei é: eles possuem treinamento para isso e vão nos ajudar”, declarou Dayane, que não hesitou em pedir socorro à equipe composta pelo tenente PM Dummar Thomeny, sargento PM Denylson dos Santos e cabo PM Francisco Clézio Sousa.  

Rapidamente, os três policiais militares, que realizavam patrulhamento pela região e integram as ações coordenadas pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), no bairro Jangurussu, desembarcaram para atender ao pedido da mãe. “Ela (Dayane) colocou a criança nos meus braços e eu percebi que ela já estava meio roxinha. Nós prestamos o primeiro atendimento, e então, Benjamim foi reagindo. Outras pessoas participaram, como uma moça que se aproximou e nos auxiliou. A união fez a força”, revelou o Tenente Dummar, que ao ser indagado sobre o sentimento durante o ocorrido, ele enfatizou: “Foi uma situação complicada, mas graças a Deus, nós tivemos o conhecimento e o treinamento para lidar com a situação”.

Também pela equipe policial, Benjamim foi levado até a UPA do bairro e depois transferido para um hospital particular. “Diante do meu desespero, eu não teria conseguido sozinha”, declara Dayane, que também relatou o suporte dado pelas equipes policiais ainda no interior da unidade médica. Quando questionada sobre a sua visão, sobre os homens e mulheres que compõe o sistema de segurança, ela disse: “Eu tenho uma amiga, que há algum tempo, teve seu parto realizado por um policial militar. Para quem é cidadão, não há uma idéia fechada sobre o que é a Polícia. Eles estão aqui para nos ajudar”, ressaltou. 

Já o secretário da SSPDS, André Costa, salientou o quão importante é a presença da Polícia, que desenvolve ações no bairro Jangurussu e comunidade, de maneira continuada e diminuindo os espaços existentes entre forças de segurança e cidadãos. “Já é um reflexo de um trabalho que a gente iniciou, há cerca de um mês, naquela região. Estamos ocupando de forma permanente e focando, principalmente, na modalidade de policiamento de proximidade. No dia a dia, as equipes realizam visitas aos moradores e passam a estabelecer essa relação entre Polícia e população. Isso foi percebido, exatamente, no momento que a moradora passou por um momento difícil e confiou a ajuda aos profissionais de segurança. Consequentemente, ações como estas aumentam a afinidade com as pessoas daquele bairro, de forma que prestaremos um melhor serviço à comunidade”, disse.

Hoje (03), o garoto que se recuperou sem traumas deverá receber alta médica. “Ele está aqui, assistindo desenho animado na televisão e louco para correr”, declarou a Dayane, que afirmou ainda que aproveitará para avisar a equipe policial, quando Benjamim estiver em casa. “Vamos tirar uma foto dele (Benjamim) com os policiais militares”, finalizou. 


Fonte: SSPDS


Nenhum comentário:

Postar um comentário