quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Caucaia recebe residentes em Psiquiatria

Em reunião na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) na manhã desta quarta-feira (7/2), o titular da pasta, Moacir Soares, recebeu a coordenação de Saúde Mental do município para tratar de uma importante pauta. Caucaia vai receber até março oito estudantes da Residência Médica em Psiquiatria da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE). 
Em parceria com a instituição estadual, a SMS recebeu os médicos, que vieram transferidos de outro município. Alguns deles já iniciaram esta semana suas atividades nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps Geral, Caps AD e Caps infantil), mas o objetivo é que eles sigam atendendo também em outros equipamentos, como o Hospital Municipal Abelardo Gadelha da Rocha e postos de saúde.
Pelo menos 80% da carga horária dos residentes tem que ser praticada em serviços junto à comunidade. “Eles estão chegando em um terreno fértil. Diante do nosso cenário de requalificação dos serviços de atenção psicossocial e da Saúde Mental como um todo, nada mais justo que Caucaia se torne campo de formação nessa área”, afirma Moacir. 
“É um momento muito importante para o município no sentido de que ele tem a oportunidade de ensinar e aprender. Os residentes vêm para usar o município como campo de prática; então eles saem ganhando a experiência. Mas também deixam algo muito proveitoso, porque vêm para trabalhar e incentivar as práticas, aumentando, assim, a disponibilidade de trabalho e serviço”, analisa o coordenador de Saúde Mental, Davi Queiroz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário