sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Enfermeira compara o antes e o depois da reforma

Técnica de enfermagem há mais de cinco anos do Hospital Municipal Abelardo Gadelha da Rocha, Divanete da Silva comemora a recém-inaugurada reforma da unidade. Ela compara o antes e o depois. “Num passado recente, nós trabalhávamos num ambiente sujo, com contaminações e não tínhamos como resolver porque tudo era um caos.”
Divanete recorda de momentos marcantes na carreira, como “quando os pacientes chegavam e não tínhamos como dar uma assistência adequada de enfermagem nem um acolhimento com qualidade. Até que tentávamos, mas...”
“Eu sentia muito quando via que não podia dar uma qualidade adequada ao paciente. Tenho a enfermagem no coração, e quem trabalha com isso sente muito quando não pode fazer nada além dos nossos limites”, declara. “Não ter condições de dar uma cadeira, nem para tomar um soro, com pacientes voltando por falta de uma medicação, por falta de tudo, era triste demais”, revela.
Segundo a servidora, por conta do abandono do Hospital, no passado, aconteceram várias ocorrências por falta de assistência. Quando fala da perspectiva de uma nova história com as ações inovadoras, já em execução, e a entrega da nova área do Municipal, a técnica de enfermagem projeta: “daqui para frente, acredito que qualidade de vida para os pacientes estará mais presente em nosso dia a dia.” 
Divanete classifica como excelentes tanto a nova estrutura quanto o novo quadro de médicos, enfermagem e assistência de enfermagem. “Meu coração está a mil. O Municipal agora está parecendo um hospital particular e isso causa alegria de trabalhar: a motivação de que as coisas estão se transformando. Hoje podemos dizer que estamos numa grande transformação.”
“Agora saber que as pessoas vão chegar aqui e vão ter uma cama, uma cadeira de vergonha... Me doía o coração quando eu olhava um acompanhante sentando numa cadeira quebrando praticamente o pescoço para estar do lado do paciente. Eu olhava e não podia fazer nada. Saber que agora é possível oferecer mais qualidade de vida para as pessoas nos dá mais estímulos para trabalhar. Meu sentimento é de muita alegria de que as coisas podem ser feitas. Basta querer”, afirma.
Após a reforma, o Hospital Municipal conta com nova recepção, enfermaria e emergência. Antes desativada, a enfermaria foi reaberta e a população de Caucaia ganhou 26 novos leitos, sendo 12 clínicos, dez cirúrgicos para cirurgias eletivas e quatro psiquiátricos.
A recepção foi ampliada e recebeu novas longarinas para melhor acolher pacientes e acompanhantes. Entre os diversos serviços que a unidade recebeu, foram realizados serviços de limpeza no revestimento de paredes, pintura, troca de piso, retirada de infiltrações, substituição de portas e janelas e revisão das instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias.
A obra teve investimento total de R$ 1,1 milhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário