quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

GT propõe 30 ações para 7 indicadores da Saúde

A primeira rodada de reuniões dos Grupos de Trabalho do Selo Unicef em Caucaia encerrou nesta quinta-feira (8/2) com o encontro do GT Saúde. Representantes de quatro secretarias municipais e do Conselho Municipal de Saúde (CMS) propuseram 30 ações para a melhoria de sete dos 11 indicadores avaliados pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) na expedição da certificação.
Os indicadores “Percentual de nascidos vivos de mulheres com idade entre 10 e 14 anos” e “Taxa de mortalidade entre crianças e adolescentes de 10 a 19 anos por causas externas” foram os que receberam o maior número de propostas: seis cada. Dentre elas: trabalhar o planejamento familiar nas atividades dos programas Saúde na Escola (PSE) e Segundo Tempo; e georreferenciar os locais de ocorrência de óbito (por causas externas) e de residência das vítimas.
Todas as propostas serão apresentadas na próxima reunião da Comissão Intersetorial do Selo, agendada para 21 de fevereiro e que será comandada pela primeira-dama Erika Amorim. É ela a articuladora do Selo no município. Caberá ao colegiado, composto por mais de 30 membros, validar as ações e os prazos estabelecidos pelo GT Saúde.
Dezessete das 30 ações propostas pelo GT Saúde envolvem outras secretarias municipais e até órgãos fora da estrutura da Prefeitura. São instituições como a Polícia Militar, o Ministério Público do Estado (MP-CE) e entidades religiosas. Todas com as quais a administração já tem parceria na execução de algum projeto.
“Há muitos projetos que precisam ou ser renovados ou ampliados e outros de curto prazo que precisam ser criados para terem impacto direto nos indicadores. Nós temos muita coisa já elaborada”, pontua o coordenador de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Adriano de Souza.
A segunda rodada de encontro dos GTs já tem data para acontecer. O primeiro grupo a debater indicadores e projetos para crianças e adolescentes será o “Social e Segurança”. A reunião está agendada para 19 de fevereiro, às 9 horas, no gabinete do prefeito Naumi Amorim.
OS GTs
Os Grupos de Trabalho do Selo Unicef em Caucaia são quatro. Eles debatem os temas Adolescência e Juventude, Social e Segurança, Educação e Saúde, e compõem a Comissão Intersetorial criada pela primeira-dama Erika Amorim para o município ganhar a certificação.

O SELO
O Selo é uma certificação expedida pelo Unicef a gestões municipais que reduzem desigualdades e garantem direitos de crianças e adolescentes. Caucaia não tem esse reconhecimento há pelo menos oito anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário