segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Prefeitura de Horizonte vai criar comitê de prevenção de homicídios

Seguindo o exemplo da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, a Prefeitura de Horizonte vai criar o Comitê Municipal de Prevenção de Homicídios na Adolescência. O prefeito da cidade, Chico César, tomou a iniciativa após encontro com o secretariado e a equipe do Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência (CCPHA) na última sexta-feira (16).
Essa foi a segunda oportunidade em que a Prefeitura recebeu os integrantes do colegiado da Assembleia Legislativa. “Temos muito desejo de mudar essa realidade que vitima tantos jovens”, garantiu o prefeito. A primeira-dama do município, Vânia Dutra, também acompanhou o encontro. Ela defendeu estratégias como a criação de um grupo local especializado para investigar os homicídios, seminário para ouvir experiências de cidades que conseguiram reduzir os índices de violência letal e a construção de um plano de trabalho.
Horizonte é uma das sete cidades onde o CCPHA realizou pesquisa de campo em 2016, que resultou em levantamento sobre adolescentes assassinados e o contexto em que estavam inseridos.
O coordenador da equipe técnica do CCPHA, sociólogo Thiago de Holanda, informou que é urgente a elaboração de medidas para prevenir os homicídios na cidade. "É algo desafiador para as políticas públicas pensar projetos voltados para adolescentes e jovens vulneráveis”.
Durante o encontro, os secretários citaram ações de educação, esporte e lazer já adotadas no município, com foco na juventude, mas reconheceram ser necessário direcionar as iniciativas para o público que está em situação mais vulnerável. Thiago de Holanda detalhou também que a prevenção deve ser implementada em três níveis, de acordo com o grau de urgência: primário (para toda a população), secundário (para pessoas mais vulneráveis) e terciário (para indivíduos ou grupos que já sofreram violências).
A equipe do CCPHA se colocou à disposição para acompanhar a construção do colegiado local e as atividades promovidas pela gestão de Horizonte. A expectativa é que essas ações comecem a ser desenvolvidas ainda no primeiro semestre deste ano. Estavam presentes na reunião, além da gestão municipal, representantes da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc).
LV/Com Assessoria/LF

Nenhum comentário:

Postar um comentário