terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Programa de busca ativa de alunos tem primeiras datas definidas

O Grupo de Trabalho que define ações para a melhoria dos indicadores educacionais de crianças e adolescentes de Caucaia reuniu-se pela primeira vez nesta terça-feira (6/2). O encontro teve como pauta principal a criação de um programa de busca ativa e resgate dos alunos que estão fora da escola.
As primeiras datas para a implementação da medida foram definidas. Até 1º de março, a Secretaria Municipal de Educação (SME) concluirá o cadastramento do sistema que reunirá os dados coletados em visitas domiciliares. E até 10 de março a pasta promoverá a capacitação de agentes comunitários de saúde quanto ao manuseio desse sistema.
Com o programa, a SME terá mais uma frente de trabalho para reduzir a evasão escolar, ainda elevada no Ensino Fundamental – em especial a partir do quinto ano. Diminuir a quantidade de estudantes fora da escola é um dos 11 indicadores analisados pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância na concessão do Selo Unicef, uma certificação internacional dada somente a gestões municipais que reduzem desigualdades e garantem direitos de crianças e adolescentes.
O Conselho Municipal de Educação (CME) também será envolvido na discussão da temática. “A busca ativa está diretamente ligada à SME, mas pode e vai ser reforçada pelos Cras [Centros de Referência da Assistência Social]. Porque a gente não quer apenas a localização desse aluno que está fora da sala de aula. A gente quer fazer o acompanhamento dele. Nós temos que de alguma forma enxergar o que está acontecendo com esse jovem e trazê-lo de volta pra rede”, defendeu a articuladora do Selo Unicef em Caucaia, primeira-dama Erika Amorim.
Coordenadora de programas e projetos da SME, a professora Andrea Herculano explicou que a pasta já tem um plano de ação para os dois indicadores do Selo que perpassam “exclusivamente” pela Educação. Além da evasão escolar, também será trabalhada a distorção idade-série.
Toda a rede municipal já foi mapeada pela Secretaria. Caucaia tem 187 unidades educacionais, mais de 57 mil alunos e cerca de 3.300 professores. “Nós temos os indicadores de distorção idade-série de três formas: por região, por escola e por série. As escolas rurais, por exemplo, têm alta distorção e precisam de uma sensibilização específica”, detalhou Herculano.
Segundo ela, a proposta da SME é traçar metas específicas para cada escola. Assim, a pasta respeitaria as especificidades de cada região e de cada comunidades, já que Caucaia tem povos afroquilombolas, indígenas e ciganos, e isso facilitaria o cumprimento dos patamares estabelecidos pelo Unicef.
Além de ações para reduzir a evasão escolar e a distorção idade-série, o GT Educação debateu hoje a obesidade infantil e o percentual de adolescentes de 16 e 17 anos cadastrados no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE).
OUTROS GTs
Outros dois Grupos de Trabalho da Comissão Intersetorial do Selo Unicef já reuniram-se. “Adolescência e Juventude” e “Social e Segurança” promoveram encontros nos dias 2/2 e 5/2, respectivamente. O próximo a debater ações será o GT Saúde, nesta quinta-feira (8/2).
O SELO
O Selo Unicef é uma certificação internacional expedida a gestões municipais que reduzem desigualdades e garantem direitos de crianças e adolescentes. Caucaia está há pelo menos oito anos sem o prêmio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário