sexta-feira, 9 de março de 2018

Governo do Ceará autoriza implantação de campus avançado da Uece em Mombaça

A implantação de um campus avançado da Universidade Estadual do Ceará (Uece), no município de Mombaça, ficou autorizado durante a reunião do último dia 5 de março, entre o reitor da Uece, Jackson Sampaio, e o chefe de gabinete do Governador Camilo Santana, Elcio Batista. Também ficaram acertados o investimento e o custeio para implantação do referido campus.
Durante a reunião, o reitor Jackson Sampaio, enfatizou que o novo campus ficará articulado administrativamente ao campus da Uece em Iguatu, a Faculdade de Educação Ciências e Letras de Iguatu (Fecli), e que oferecerá duas Licenciaturas, na modalidade presencial: uma, em Artes Visuais, e outra, em Computação, ambas para funcionamento no turno da noite. A autorização para criação dos dois cursos foi dada por unanimidade pelo Conselho Universitário (Consu), no dia 02 de outubro de 2017, em decorrência de aprovação, também por unanimidade, do Projeto Pedagógico dos mesmos, pelo Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (Cepe), ocorrida em  02 de outubro de 2017.
Concretização
A Uece a princípio montou o mapa do ensino superior na região do município de Mombaça. Dentro de um perímetro de 120 km, encontram-se Iguatu, Tauá, Quixadá e Limoeiro do Norte, nos quais a Uece oferece cursos presenciais. Também se encontram Iguatu, Tauá, Pedra Branca, Piquet Carneiro, Lavras da Mangabeira e Quixeramobin, onde a Uece oferece cursos por Educação a Distância (EaD), em pólos da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Após esta aprovação, o governo tocará as obras de adaptação do prédio da EEEP Plácido Aderaldo Castelo, que manterá seu pleno funcionamento no turno diurno. Paralelamente, a Uece procederá à seleção dos professores e funcionários técnico-administrativos. A seleção dos alunos se dará por meio do Vestibular, por intermédio da Comissão Executiva do Vestibular (CEV). Alunos e professores deverão estar em sala de aula no dia 23 de julho de 2018, iniciando semestre letivo junto com os demais 62 cursos presencias da Uece.

 
As lideranças políticas do município, reunidas com o Governador Camilo Santana, ainda em julho de 2017, receberam com alegria a decisão de atender esta forte e necessária demanda regional e que se agrega ao esforço da Uece, tanto de continuar seus projetos de interiorização da Educação Superior, quanto da formação de professores para a Educação Básica.
 

A Visita à EEPG Plácido Aderaldo Castelo e ao CREDE 14 permitiram o conhecimento das instalações da Escola e a definição dos dois primeiros cursos a serem ofertados pelo campus: 1- a escolha por Artes Visuais deriva de demanda do CREDE, que identificou nesta área a maior ocorrência de professores da Educação Básica sem a formação específica, 2- a escolha por Computação deriva da vocação da Escola, que já oferece formação profissional de técnico em Computação, deste modo gerando-se perspectiva de crescimento dos alunos ao concluírem o Ensino Médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário