terça-feira, 20 de março de 2018

Mutirão chega aos canais do Picuí e Araturi

Após contemplar os canais dos bairros São Miguel e Itambé, o mutirão de limpeza da Secretaria Municipal de Patrimônio, Serviços Públicos e Transporte (SPSPTrans) está agora o canal do Picuí e no canal da Esplanada do Araturi (que segue até o Parque Potira).
A força-tarefa retira resíduos do espelho d’água e executa serviços de capinação. A medida impacta diretamente na melhoria da qualidade de vida de quem mora no entorno dos canais.
“A medida também visa a prevenção de alagamentos e ajuda na saúde dos moradores, evitando a proliferação de animais peçonhentos, o contágio da leishmaniose e a reprodução de mosquitos que transmitem doenças”, ressalta o titular da SPSPTrans, Assis Medeiros.    
O mutirão deve permanecer no Picuí e na Esplanada do Araturi por mais 20 dias. Em seguida, as equipes da Secretaria de Patrimônio passarão pelos canais dos bairros Potira e Arianópolis, encerrando, assim, a primeira fase dos serviços de limpeza.
Esse tipo de intervenção é fundamental diante do período chuvoso que já iniciou, pode ser intenso e, desta forma, pode elevar o nível dos reservatórios. Dos seis canais contemplados nesta primeira fase, somente um (o do Potira) não tem registro de famílias vivendo no entorno, nas chamadas áreas de risco.
Por isso, a definição das rotas da operação da SPSPTrans tomou como base o mapeamento das áreas de risco elaborado pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec).
“Se as águas correrem com facilidade, a fluência delas no canal vai ser normal. Se não escorrerem normalmente, podem transbordar e causar alagamentos e inundações, elevando ainda mais o risco das famílias que moram no entorno, que é exatamente o que a gente não deseja e trabalha para não acontecer”, detalha o coordenador da Defesa Civil caucaiense, Airton da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário