quarta-feira, 14 de março de 2018

Secretaria investiga mortalidade infantil e materna

Dos 5.337 nascidos vivos em Caucaia no ano passado, 74 morreram antes de completar um ano de idade. Para requalificar o serviço de análise desses óbitos e tratar estratégias de prevenção, uma comissão da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vem trabalhando desde o mês de janeiro. 
Ainda em fevereiro, uma equipe interdisciplinar esteve reunida para uma primeira sessão de análises e debates. A ideia é que em abril seja instalado o Comitê Municipal de Mortalidade Infantil e Materna.
“Estamos trabalhando na portaria que vai consolidar o comitê e, assim, o colegiado passa a se reunir mensalmente para fazer a análise de todos os óbitos infantis e maternos que venham a acontecer em Caucaia. Essa análise vai contar com um médico pediatra, um obstetra e representantes de todas as unidades hospitalares, da Epidemiologia e da SMS. Quando houver oportunidade, o próprio secretário Moacir Soares também vai estar presente, como esteve no dia 15 de fevereiro”, contextualiza o coordenador de Vigilância em Saúde do órgão, Adriano de Souza.
A enfermeira Virna Glicia Persivo é quem está à frente do projeto. Ela é supervisora técnica das investigações de óbito materno, infantil, de mulheres em idade fértil, de crianças menores de um ano e de causas indefinidas. “Já tivemos três encontros com gestores e diretores para avaliação. Estamos unindo todos os níveis de atenção para termos um melhor resultado e prevenção nesses casos.”
 
“Vale ressaltar que o grupo do comitê é formado representantes de todas as unidades de saúde: UPA Centro, UPA Jurema, Atenção Primária, técnicos e profissionais da área, além de representantes da Secretaria”, acrescenta a enfermeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário