terça-feira, 6 de março de 2018

Três de quatro projetos selecionados em chamada internacional são da UFC


Imagem: Os projetos selecionados são das áreas de ciência e tecnologia da informação
O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) divulgou o resultado da chamada pública feita com o Institut National de Recherche en Informatique et Automatique (INRIA) e o Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS). Três dos quatro aprovados no Brasil são pesquisadores da Universidade Federal do Ceará.

A chamada busca propostas para o desenvolvimento de pesquisas na área das ciências e tecnologias da informação e comunicação (TIC), desenvolvidas em parceria por grupos brasileiros e franceses. Para ser aprovadas, elas foram submetidas à avaliação das agências financiadoras dos dois países.
Foram selecionados os professores Charles Casimiro Cavalcante, com pesquisa na área de processamento de sinais e de imagem; Javam de Castro Machado, na área de uso de dados de IoT e privacidade em cidades inteligentes; e João Paulo Pordeus Gomes, na área de Big Data. Elas serão fomentadas com suporte da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).
A quarta pesquisa aprovada é vinculada à Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e será fomentada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Além do Ceará, participaram desse edital, por meio de suas fundações, os estados do Amapá (Fapeap), Goiás (Fapeg), Maranhão (Fapema), Mato Grosso do Sul (Fundect), Pernambuco (Facepe), São Paulo (Fapesp) e o Distrito Federal (Fapdf).
COOPERAÇÃO COM A SUÉCIA – O Prof. Charles Casimiro também conseguiu aprovar outro projeto conjunto de pesquisa, desta vez em uma chamada da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em parceria com a Suécia.
O projeto do Prof. Charles será feito em parceria com o Royal Institute of Technology e investigará o uso de internet das coisas aplicada em sistemas de distribuição de água.
Em todo o País, oito projetos conjuntos foram selecionados com objetivo de fortalecer a cooperação entre instituições de ensino superior, fomentar a colaboração e o intercâmbio científico do Brasil e da Suécia e estimular a mobilidade de docentes e estudantes de pós-graduação de doutorado e pós-doutorado.
Os projetos selecionados serão beneficiados com verbas de manutenção do projeto, recursos para missões de trabalho e missões de estudos.
Fonte: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC – fone: 85 3366 9943

Nenhum comentário:

Postar um comentário