quinta-feira, 17 de maio de 2018

Programa se expande para toda a rede municipal de ensino

O programa Nas Ondas da Leitura, ação integrante da estratégia adotada pela Secretaria Municipal de Educação (SME) para melhorar os índices da educação no município, chegou na segunda etapa em Caucaia. Agora, além dos livros destinados aos alunos, o programa também conta com a criação de salas de leitura completamente equipadas para o desenvolvimento dos alunos e o envolvimento direto de toda a escola.
A chegada da nova fase do projeto intensificou as ações desenvolvidas nas escolas. “São muitas atividades performadas diariamente, contribuindo para um aprendizado mais leve e completo para os alunos. Temos manhãs do pijama, saraus literários e corais inclusivos, por exemplo”, explica a titular da SME, Lindomar Soares.
Ela acrescenta que o sucesso da nova fase será reflexo do grande trabalho em conjunto que vem sendo desenvolvido, envolvendo desde funcionários da escola à pais de alunos. “Estão envolvidos no projeto porteiros resgatando sua antiga inspiração para escrever cordéis, merendeiras contando histórias, avós indígenas contando lendas originais de seus povos, pais ilustrando capas de livros, mães bordando ilustrações para narrativas de seus filhos e tantas outras formas de viver na escola a produção literária e a manifestação da arte. Todos têm algo para somar e isso engrandece o que é desenvolvido”, pontua a secretária.
O PROGRAMA
O Programa “Nas Ondas da Leitura” foi lançado no município em agosto de 2017. Consiste em um kit de quatro livros de literatura e uma mochila, acompanhados de uma proposta metodológica que traz a literatura para o centro das atividades, tornando o livro objeto de desejo capaz de despertar a imaginação criadora e revelar talentos. Paralelo a isso, a Prefeitura tem investido em capacitações do corpo docente e em melhorias estruturais nas escolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário